Volume de Fusões e Aquisições regista diminuição de 20% no primeiro trimestre de 2022

Registo de 98 transações e um valor total de 977 milhões de euros, em Asset Acquisitions

De acordo com o relatório da plataforma TTR – Transactional Track Record, o volume de fusões e aquisições registou uma diminuição de 20% no primeiro trimestre de 2022.

No período em análise foram registadas 98 transações e um valor total de 977 milhões de euros, em Asset Acquisitions, foi movimentado um capital de 400 milhões de euros, o Setor de Real Estate foi o mais ativo no período, com 25 transações e os Fundos de Venture Capital realizaram 15 rodadas de investimentos

No primeiro trimestre de 2022, o mercado transacional português registou 98 operações com valor total de 977 milhões de euros, no qual 43% do total das transações possuem os valores revelados. Os números observam um decréscimo de 20% no número de transações quando comparado ao mesmo período de 2021, bem como uma queda de 74% do capital mobilizado.

Numa análise por setor, Real Estate foi o mais ativo no primeiro trimestre, com 25 transações, seguido pelo setor de Business & Professional Support Services, com 10 operações.

No que respeita ao número de transações no âmbito Cross-Border, Espanha foi o país que mais investiu em Portugal 1º trimestre, contabilizando 10 transações. Em segundo lugar surge os Estados Undios com oito operações.

Itália e França foram os países escolhidos, como principal destino para investimento pelas empresas portuguesas, com três e duas transações, respetivamente.

Segundo o relatório da plataforma TTR – Transactional Track Record, as empresas norte-americanas diminuíram em 11% as suas aquisições no mercado português, no primeiro trimestre de 2022. As aquisições estrangeiras no setor de Tecnologia e Internet diminuíram 25% em comparação ao mesmo período de 2021.

Em relação aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas portuguesas, houve uma diminuição de 60% no período.

O relatório dá ainda conta que no primeiro trimestre foram contabilizadas quatro transações de Private Equity com um total de 26 milhões de euros, existindo assim uma diminuição de 42% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2021. Em Venture Capital, foram realizadas 15 rodadas de investimentos com um total de 70 milhões de euros, representando uma diminuição de 42% no número de transações. No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 29 transações com um valor de 400 milhões de euros, representando uma queda de 17% no número de operações.