VIC Properties vendida por mais de 670 milhões de euros

A transação possui um total Enterprise Value superior a 670 milhões de euros.

A promotora imobiliária VIC Properties anunciou que a Aggregate Holdings S.A. chegou a um acordo para realizar a venda de 100% das ações da Empresa, numa transação que supera um total Enterprise Value de 670 milhões de euros, sendo os investidores liderados pela AlbaCore Capital Group, Mudrick Capital Management, L.P. e a Owl Creek Asset Management, L.P., e pela atual equipa de gestão da VIC.

Ao finalizar esta transação, a VIC Properties vai poder contar com uma estrutura financeira mais reforçada e flexível. Os novos investidores são liderados pela AlbaCore Capital Group, Mudrick Capital Management, L.P. e a Owl Creek Asset Management, L.P., e demonstram o seu compromisso de longo prazo para com o mercado residencial português, bem como dão provas da sua confiança na atual equipa de gestão para liderar a VIC nesta sua nova fase de crescimento.

Como parte do seu novo plano estratégico, a VIC Properties vai receber um significativo reforço de capital, cujos termos e valor ainda estão por acordar, de maneira a acelerar o desenvolvimento dos seus três grandes projetos residenciais em Portugal, que englobam o Prata Riverside Village e a Matinha, ambos situados na zona ribeirinha de Lisboa, e o Pinheirinho, localizado entre a Comporta e Melides. Na sua globalidade, estes projetos contam com uma área bruta de construção combinada de 570.000 m2 e, após estarem totalmente licenciados e desenvolvidos, a cidade de Lisboa vai receber cerca de 3.000 novos apartamentos e diversas unidades residenciais e turísticas, incluindo oferta hoteleira de alta qualidade, na região entre a Comporta e Melides.

Os novos acionistas da VIC Properties, bem como a sua equipa de gestão, que é liderada pelo CEO João Cabaça, vão continuar a trabalha em estreita articulação com todos os stakeholders relevantes, de forma a avançarem com a promoção e desenvolvimento dos seus atuais e futuros projetos residenciais, um compromisso claro na resposta à necessidade premente de novas habitações em Portugal.

Em combinação com a venda da Empresa, o acordo requer determinadas alterações aos atuais acordos de financiamento do grupo VIC, incluindo, entre outros, um exercício de solicitação de consentimento para que os titulares das obrigações em circulação da VIC aprovem certas alterações aos termos de tais obrigações a fim de implementar a transação, incluindo a libertação da garantia existente prestada pela Aggregate, assim como de quaisquer compromissos futuros relacionados com as obrigações convertíveis da VIC.

Espera-se que a transação seja concluída no decorrer do segundo trimestre de 2023.

De acordo com João Cabaça, CEO da VIC Properties, “Hoje arranca um novo e excitante capítulo para a VIC Properties. Juntamente com os nossos novos parceiros, e beneficiando de uma estrutura de capital reforçada, estamos altamente entusiasmados por podermos investir no desenvolvimento contínuo de alguns dos mais proeminentes projetos residenciais do País, proporcionando habitação de alta qualidade, sustentável e moderna, que tanta falta faz a quem vive em Portugal”.

Segundo Jason Mudrick, Fundador e Chief Investment Officer da Mudrick Capital Management, L.P., “Esta transação vai permitir à VIC Properties acelerar as suas ambições estratégicas, alavancando-se nos fortes alicerces já existentes. A Aggregate e a equipa de gestão da VIC fizeram um trabalho notável na criação e desenvolvimento da empresa a partir do zero, o que nos deixa bastante entusiasmados em trabalhar com a VIC nesta nova etapa, apoiando-a na promoção dos seus emblemáticos projetos residenciais, contribuindo assim para novas soluções de habitação em Portugal”.