VGP lança a primeira pedra para construção do VGP Park Loures

O projeto está já 100% arrendado à DPD e à DHL.

O início da construção do VGP Park Loures foi formalizado na passada sexta-feira pela VGP, empresa pan-europeia promotora e investidora em parques logísticos e semi-industriais de elevada qualidade. O valor de investimento, entre aquisição de terreno e obras, é de cerca de 30 milhões de euros.

O evento de lançamento da primeira pedra, contou com a presença dos representantes da VGP, da DPD e da DHL, os futuros inquilinos, assim como o Presidente da Camara de Loures, entre outros.

O processo de aquisição do terreno concretizou-se em julho passado e dará origem ao desenvolvimento de um novo parque com 19.803 m2 de área bruta locável totalmente dedicado à logística de última milha. A finalização da construção está prevista para o primeiro semestre de 2023.

O VGP Park Loures é um exemplo da logística de Last-mile do futuro, de sustentabilidade – com objetivo de certificação Breeam Excelente, e do uso de energia renováveis, estando dotado, na sua envolvente, por um conjunto de infraestruturas rodoviárias e publicas perfeitas para o funcionamento da logística de proximidade.  O parque está totalmente arrendado à DPD e à DHL, dois dos principais operadores logísticos mundiais.

Situado em Santo António de Cavaleiros, no cruzamento com A40 e A9 (CREL – Circular Exterior de Lisboa), a 13 km do centro da cidade de Lisboa e apenas a 7 km do aeroporto, a sua localização irá permitir aos futuros inquilinos chegar a uma população de mais de 3 milhões de habitantes em menos de 45 minutos.

De acordo com José Ferreira, Country Manager da VGP para Portugal, “O VGP Park Loures é um passo importante no nosso crescimento em Portugal, em particular na zona de Lisboa. Este projeto, que vimos a desenvolver com a Camara de Loures, dará lugar a um novo parque especificamente desenhado e desenvolvido para dois importantes inquilinos, a DPD e a DHL, que ocuparão a totalidade do parque.  Todas as nossas preocupações estratégicas estão mais uma vez aqui refletidas. A localização próxima dos centros urbanos, a qualidade do projeto e a sua sustentabilidade, são os pilares dos parques da VGP que aqui são evidenciados.”

O responsável acrescenta ainda que “Os parques VGP podem ser adaptados segundo requisitos dos seus inquilinos, de acordo com as suas atividade e necessidades técnicas especificas. O objetivo é servir da melhor forma possível os potenciais clientes, com solução chave na mão, que respondam na perfeição aos objetivos do negócio. Neste caso a DHL e a DPD.”

Segundo Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, “O crescimento significativo e gradual que o e-commerce tem registado em Portugal, sobretudo ao longo da pandemia, vem justificar o investimento da DPD neste novo hub de distribuição, com o intuito de reforçar a resposta ao aumento da procura de serviços de entrega que ofereçam facilidade, rapidez e conveniência, além de contribuírem para reduzir a pegada ecológica”.

Olivier Establet salienta que “Com este novo espaço, que irá contemplar as atividades de triagem e distribuição, bem como todos os serviços administrativos, pretendemos assegurar uma maior resposta de entregas na área da Grande Lisboa, nomeadamente nos concelhos de Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Mafra, Torres Vedras, Alenquer e Carregado”.

Jorge Oliveira Diretor-Geral da DHL Parcel Portugal, refere que “Com uma ótima localização na zona de Loures que permite uma ligação rápida ao centro da cidade e às principais vias da área de distribuição do novo terminal, o VGP Park Loures corresponde com exatidão às nossas necessidades de crescimento de negócio atuais de uma forma sustentável. Além disso, neste espaço iremos ter toda a componente operacional relacionada com a primeira e última milha, bem como toda a área administrativa de apoio ao negócio, o que irá, certamente, trazer benefícios enormes à empresa”.

A VGP, fundada em 1998 como uma incorporadora imobiliária familiar belga na República Tcheca, é uma promotora gestora e proprietária pan-europeia de imóveis logísticos e semi-industriais de alta qualidade que opera com um modelo de negócios totalmente integrado com recursos e experiência de longa data em toda a cadeia de valor. A empresa possui um banco de terrenos de desenvolvimento (próprio ou comprometido) de 11,31 milhões de m² e o foco estratégico é o desenvolvimento de parques empresariais.