Vanguard Properties investe 15 milhões de euros no Tomás Ribeiro 89

Com localização em Lisboa, o projeto destina-se a habitação de luxo.

Tomás Ribeiro 89 é a nova aposta da Vanguard Properties, que adquiriu e vai reabilitar o edifício datado de 1920, localizado numa das zonas mais premium de Lisboa, na rua que dá nome ao imóvel, no chamado bairro das Avenidas Novas, no centro da capital.

Num investimento de cerca de 15 milhões de euros, o projeto que se destina a habitação de luxo, conta com uma área bruta atual que ronda os 3 mil m2. O Tomás Ribeiro 89 é constituído por sete pisos com um apartamento cada e com um terraço no tardoz no quinto piso, conta ainda com uma cave semienterrada destinada a habitação e um rés do chão.

Este projeto de reabilitação destina-se pelas suas caraterísticas, ao público belga, francês, suíço e português, que procura edifícios de charme em zonas premium.

De acordo com José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, os preços rondarão os 1,5 milhões e os 3 milhões de euros. Os trabalhos de construção deverão começar no próximo ano. Entretanto terá ainda de ser concluído todo o trabalho necessário de levantamento das estruturas e fundações do prédio, cuja situação é muito debilitada.

O projeto vai primar por um carácter exclusivo e diferenciador que alia o legado histórico do edifício com a contemporaneidade arquitetónica e que contará com a assinatura do atelier ARX Arquitetos.  Haverá lugar a um jardim que será o motor do projeto. Embora estreito, o edifício tem uma profundidade e uma dimensão do saguão que permite criar um jardim com algum desafogo e cuja localização está virada a sul, o que possibilitará virar as habitações para esse jardim, em plena cidade de Lisboa.

Quando ao interior do edifício existirão elementos de artes decorativas aplicadas, com estuques, baixos-relevos, entre outros. Segundo Nuno Mateus, um dos responsáveis pela ARX Arquitetos, “Pretendemos explorar o espírito que o edifício tinha, numa simbiose entre o património histórico que conseguirmos preservar e o mesmo espírito de arquitetura moderna”.

De acordo com o CEO da Vanguard Properties, José Cardoso Botelho, “A compra do Tomás Ribeiro 89 junta-se ao imóvel contíguo que já detínhamos – o Tomás Ribeiro 79. Com localização central, vamos transformar este belo edifício do séc. XIX num imóvel de luxo tirando partido da bonita fachada e do pé direito elevado, para desenvolver um projeto exemplar para a cidade de Lisboa, que muito tem a ganhar com a reabilitação do seu enorme património”.

A promotora imobiliária premium, Vanguard Properties, concretiza projetos de alta qualidade, inseridos em localizações privilegiadas, com elevado sentido estético, desenvolvidos de forma ética e responsável pelo ambiente e pela comunidade em que se inserem. Em Portugal desde 2016, tem projetos icónicos, residenciais e turísticos, em Lisboa, Oeiras, Comporta e Algarve. Com um total de 21 projetos, o investimento em solo nacional realizado  pela Vanguard Properties soma cerca de 1.215 mil milhões de euros que correspondem a uma área bruta em  construção de 1.027.781 m2.