Vai nascer um hotel no Palácio Pombal em Lisboa

O hotel de quatro estrelas contará com vinte unidades de alojamento.

Foi ontem aprovado pela Câmara de Lisboa o projeto de alteração e ampliação de uma ala privada do Palácio Pombal, classificado como Imóvel de Interesse Público, para a construção de um hotel, com mudança de uso de habitação para turismo, avançou a agência Lusa.

O projeto de arquitetura para obras de alteração com ampliação de um dos três núcleos que constituem o Palácio Pombal, no ativo situado na Rua de O Século, na freguesia da Misericórdia, teve a sua aprovação em reunião privada do executivo municipal.

No que diz respeito ao projeto de arquitetura para obras no Palácio Pombal, a aprovação da proposta apresentada pela vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, fica condicionada ao cumprimento do parecer da Direção-Geral do Património Cultural.

De acordo com o documento aprovado pelo município, “A proposta preconiza a realização de obras de alteração e ampliação num imóvel de habitação, com mudança de uso para turismo, para o adaptar a empreendimento turístico (hotel de quatro estrelas) com vinte unidades de alojamento, que incide sobre um dos três núcleos que constituem o Palácio Pombal, classificado como Imóvel de Interesse Público”.

A intervenção prevista, vai permitir a reabilitação do edifício de gaveto entre a Rua de O Século e a Rua da Academia das Ciências, com cinco pisos e um logradouro, e do volume edificado sobre as antigas cocheiras do palácio. Desta forma, contribuirá para a valorização do conjunto em que estes se integram, cuja relevância arquitetónica e histórico patrimonial é notória.

A agência Lusa avança que as obras serão no único núcleo do Palácio Pombal que pertence a uma entidade privada, sendo os restantes propriedade municipal e do Estado português.