Universidade Nova de Lisboa lança concurso para criação de Residência Universitária na Caparica

Projeto resultará no maior alojamento da comunidade académica em Almada.

A Universidade NOVA de Lisboa anunciou hoje que acaba de lançar um concurso para a constituição de direito de superfície de um lote situado no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), na Caparica, em Almada.

Em causa está a construção de uma residência universitária que será o maior alojamento para estudantes, professores e investigadores na região de Almada, o projeto tem capacidade até 550 camas.

A iniciativa da instituição surge no contexto do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Campus da NOVA na Caparica e visa melhorar as condições oferecidas à sua comunidade, atrair mais talento nacional e internacional, além de diminuir a falta de oferta deste tipo de alojamento em Almada.

O concurso foi lançado ontem na acinGov (plataforma eletrónica de compras públicas destinada a todas as entidades sujeitas ao Código dos Contratos Públicos), tendo todos os interessados 90 dias a partir desta data para apresentar as suas propostas.

De acordo com José Ferreira Machado, vice-reitor da Universidade NOVA de Lisboa, “O talento é algo que levamos muito a sério na NOVA, pois é através dele que se constrói o futuro e que garantimos o triunfo na economia do conhecimento. Como tal, sabemos que o bem-estar e a qualidade de vida são fatores cruciais para o sucesso dos estudantes, professores e investigadores pelo que o investimento em espaços onde possam viver com qualidade, interagir entre si, usufruir dos tempos livres e, claro, estudar e trabalhar, é algo que consideramos prioritário e que nos leva a avançar com o lançamento deste concurso”.

O novo espaço de alojamento aumentará substancialmente a oferta na região, com a disponibilização até 550 camas, quanto a atual oferta residencial dedicada a estudantes na proximidade da NOVA está concentrada na Residência Fraústo da Silva, na Caparica, com 220 quartos para um total de 8500 alunos.

A criação desta residência inclui-se num processo de transformação do Campus da Caparica num Parque Urbano, aberto à cidade e com uma oferta diversa de serviços disponíveis, quer para a comunidade académica, como para a comunidade envolvente.  A NOVA dá assim seguimento a uma primeira fase de desenvolvimento do Innovation District, projeto apresentado em março de 2021, e que visa a criação de uma nova cidade global em Almada, com o intuito de conjugar um estilo de vida único e sustentável numa nova geografia de inovação e de conhecimento tecnológico.