“Um dos maiores desafios dos Consultores Imobiliários é a capacidade para gerar diferenciação” – Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Este conceito “básico” do Marketing, o de nos distinguirmos da restante concorrência através das nossas vantagens competitivas, é fundamental no Mercado Imobiliário e não tem sido, até à data, bem explorado. Se repararmos, grande parte da sociedade acredita que os Consultores trabalham todos da mesma forma. E, na realidade, acabamos por alimentar essa ideia ao praticarmos o mesmo tipo de marketing de conteúdo: imóveis angariados, resultados dentro da rede, etc.  Então como podemos criar essa diferenciação?

A resposta é, “aparentemente”, intuitiva: colocarmos os outros a falarem bem de nós, através dos chamados reviews ou testemunhos. Quem melhor que os nossos próprios clientes para falarem de nós, da experiência, do que vivenciaram. Obviamente que se esperarmos que a iniciativa seja deles ou se não utilizarmos esse conteúdo, de pouco serve. Mas se o utilizarmos vamos conseguir algo de extremamente valioso, a tal diferenciação dos restantes milhares de Consultores Imobiliários, e a prova física de que isso é verdade.

Elenco de seguida algumas sugestões sobre o que fazer para crescer o seu negócio imobiliário em 2022 utilizando a sua base de dados:

Tem que ser fácil. Para utilizarmos testemunhos temos que os ter do nosso lado. De acordo com a customer review apenas 28% das pessoas escrevem um testemunho depois de uma boa experiência. Se precisamos de testemunhos temos que os potenciar. Todos os momentos são bons para os solicita.

Automatize o processo. A forma mais fácil de simplificar a recolha é tornar o processo em default – automatização de emails a solicitar as reviews e testemunhos após o negócio.

Estar onde os clientes estão. Para que nos encontrem temos que estar visíveis e nas plataformas onde eles estão: Facebook, Linkedin, instagram, Google my business, Portais imobiliários, etc. Procurem, por vocês mesmos, no Google e pelos termos em que querem ser encontrados e vejam como estão. Falaremos sobre esta otimização, o SEO, num futuro artigo.

Reutilize os testemunhos. O mesmo testemunho pode ser utilizado várias vezes. Uma review utilizada no Facebook pode ser utilizada nas restantes redes sociais como Marketing de conteúdo ou uma reconversão de um vídeo em conteúdo escrito ou imagem. Aproveite ao máximo esta prenda que os seus clientes lhe deram.

Aumente a eficiência do seu negócio com reviews e testemunhos. Experimente, pode ser que seja surpreendido e, acima de tudo, recompensado.