Turismo Fundos investe 15 milhões e salva 12 unidades hoteleiras

No âmbito de uma iniciativa lançada em junho de 2020, o governo apoiou 12 proprietários de imóveis de turismo. O apoio de 15 milhões de euros é na maioria para imóveis hoteleiros localizados em territórios de baixa densidade. O instrumento permite a detentores de imóveis de atividade turística continuar como arrendatários.

Mesmo com previsões para um bom ano no setor do turismo, o início da pandemia em março registou quebras significativas, com muito hotéis fechados, refletindo na diminuição de receitas. O governo, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social lançou a medida OpenCall202020, iniciativa que é executada pelo Turismo de Fundos e que permite que os proprietários de imóveis de turismo os vendam ao Estado, mas que continuem como seus arrendatários, designado como sale&leaseback.

O orçamento da OpenCall202020 é de 60 milhões e a Turismo Fundos diz-se “focada na avaliação de candidaturas apresentadas, no sentido de assegurar a decisão sobre as mesmas no mais curto espaço de tempo, até ao limite do orçamento definido (60 milhões) e, assim, fazer chegar a liquidez às empresas”.