Thor alarga o seu portefólio com a compra de um projeto no coração do Porto

A empresa acaba de adquirir um projeto social e de saúde no Porto.

A empresa de investimento Thor Private Equity prossegue o seu plano de investimento na Península Ibérica. A empresa acaba de adquirir um projeto social e de saúde no Porto. A Thor adquiriu um terreno na Rua 5 de Outubro na cidade invicta, destinado a estrutura residencial para idosos.

No ativo vai promover um edifício de seis pisos com uma superfície superior a 6.910 metros quadrados, que contará com 96 quartos individuais e oito quartos duplos.

A operação foi realizada na sequência do investimento da Thor Port, pela aquisição a uma empresa proprietária do ativo, bem como do projeto técnico e do contrato do operador. O operador do Domus Vi será o responsável pela gestão do centro.

“A qualidade deste ativo faz com que a Thor Port, com o operador Domus Vi, apostassem claramente numa localização de elevada qualidade design e visibilidade, que tornam um ativo de nível superior no setor de saúde da cidade do Porto”, explica a empresa à Brainsre.news Espanha.

Atualmente, a subsidiária da Thor Spain em Portugal tem em estudo um pipeline de 6 operações, que pretende fechar ao longo deste ano.

A Thor Spain Pivate Equity é promotora de espaços de saúde e hospitalares por toda a Península Ibérica.

Há dois anos, a Thor assinou uma aliança com a Cofinimmo para o desenvolvimento de centros destinados a saúde e idosos, em Espanha e Portugal. No ano passado, o fundo belga adquiriu 19 lares de idosos, num total de 2.775 camas, promovidos pela Thor.

O mercado imobiliário em Portugal regista nestes primeiros meses de 2022 uma agitada atividade transacional.

O preço publicado de uma habitação onde 59,1% da oferta são apartamentos, atinge, em média, 2.138 euros por m2, o que representa um aumento de 13,2% face ao ano anterior e de 2,9% face ao trimestre anterior, segundo para dados da plataforma de big data imobiliário Brains Real Estate.

Tendo em conta que uma habitação à venda em Portugal mede em média mais de 182 m2, a aquisição de uma pode representar um investimento de cerca de 390.000 euros.

O preço da habitação nova é de 3.318 euros por m2, em comparação com 2.107 euros por m2 de habitação em segunda mão. Na taxa anual, as novas moradias cresceram 20,9%, enquanto na comparação trimestral aumentaram 3%. Por sua vez, a habitação usada avançou 12,6% e 2,7%, respetivamente.

Lisboa (5.533 euros por m2) e Cascais (4.568 euros) são as duas cidades mais caras de Portugal com mais de 100.000 habitantes para adquirir habitação, ambas acima de 4.500 euros por m2 em média. Seguem-se Oeiras (3.598 euros), Porto (2.966 euros) e Loures (2.318 euros), de acordo com os dados da plataforma Brains Real Estate.