TECNOPLANO vai gerir a construção da nova sede da Câmara Municipal de Oeiras

O novo edifício vem dar resposta às preocupações sociais, ambientais e económicas do Concelho de Oeiras.

A obra já arrancou, com o lançamento da 1ª pedra no dia 7 de junho e Oeiras vai receber um novo edifício sede da autarquia, central e emblemático. A empresa portuguesa TECNOPLANO, de consultoria e gestão de projetos de engenharia, é a responsável pela gestão da construção durante a fase da Empreitada, pelo reporte periódico de progresso ao cliente (Câmara Municipal de Oeiras), e ainda pelo controlo e monitorização da programação de tempo, recursos e custos, daquele que será o futuro Fórum Municipal.

Este novo Fórum, que funcionará como novo edifício sede da autarquia de Oeiras, terá uma dimensão total de aproximadamente 45.500 metros quadrados e um investimento para a construção de cerca de 45 milhões de euros.

De acordo com o comunicado da empresa “O novo edifício pretende constituir-se como paradigma de um edifício central e emblemático das eminentes preocupações sociais, ambientais e também económicas do Município de Oeiras. A torre de 15 pisos será subdividida em dois volumes distintos, dispostos na vertical: um corpo inferior com quatro pisos, de acesso público e contendo as funções de atendimento e de representação municipal; e um volume superior com os restantes onze pisos, de acesso condicionado, destinados aos serviços e Executivo camarário. De referir que o edifício dispõe de três pisos inferiores para estacionamento automóvel, com 741 lugares de estacionamento. “

Bernardo Matos de Pinho, presidente do conselho de administração da TECNOPLANO, refere que “este será um marco de inovação e progresso, que vem garantir uma nova vida e centralidade ao município de Oeiras, minimizando algumas das suas barreiras estruturais, principalmente ao nível de tráfego urbano e sistemas locais de transportes públicos. Ao assumirmos a gestão e coordenação de um Projeto como este, recorrendo ao formato BIM (Building Information Modeling), reiteramos o nosso compromisso na contribuição para um sector da construção mais moderno e virado para a Indústria 4.0, e consequentemente garantindo a melhor qualidade e eficiência ao longo da sua construção. Com este novo equipamento contamos contribuir para aumentar a notoriedade e atratividade desta zona urbana.”

O responsável acrescenta que “ao longo deste processo, cuja conclusão está prevista para a primavera de 2023, vai ser possível contar com o apoio e know-how de uma empresa que conta já com mais de 1.100 contratos que correspondem a cerca de 28 mil milhões de Euros em empreitadas sob gestão.”

O projeto vai ainda contemplar espaços exteriores integrados com a envolvente, em particular com o Parque dos Poetas, importante espaço lúdico do concelho e foi desenhado pela Sua Kay Arquitetos e cuja construção será realizada em consórcio pela Acciona-Tecnovia.

A TECNOPLANO é um Grupo Internacional de capital totalmente português que atua nas áreas de Consultadoria Multidisciplinar de Engenharias, Arquitetura, Urbanismo, Ambiente e Gestão. Desde 1966, a empresa participa ativamente em mais de 1100 Projetos e Empreendimentos.