Team Changes no Imobiliário

A destacar o anúncio da contratação de Liliana Soares para liderar a área de Environmental, Social & Governance (ESG) da CBRE, assumindo a função de Head of ESG & Sustainability, integrando, assim, a equipa local de Strategic Advisory

Com a chegada da Primavera, foram muitos os anúncios de novas contratações que foram surgindo ao longo do mês. Março revelou-se um mês muito dinâmico no que concerne a novas transferências no mercado imobiliário.

O mês de março começa com o anúncio da Discovery Hotel Management que acabou de reforçar sua equipa comercial com a integração de Luís Filipe Garcia, o novo Head of Sales Hotels & Resorts. Com o objetivo de consolidar a área comercial do grupo, e dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Cristina Piçarra, Luís Filipe Garcia transita assim do Real Hotel Group, onde foi responsável pela promoção e posicionamento de todos os hotéis, a nível nacional e internacional. O novo Head of Sales Hotels & Resorts conta já com 21 anos de experiência na indústria turística, onde se destaca a área comercial, tendo passado por unidades hoteleiras como Tivoli, Iberostar, ou Sana Hotels.

Logo de seguida, veio a público que a consultora Savills reforçou o departamento de Arquitetura com a entrada de Joana Couto como nova Associate Director A responsável, que conta com um percurso profissional com quase duas décadas de experiência em arquitetura e design de interiores, foi a última grande aposta da equipa de arquitetura como Associate Director da Savills Portugal desde o ano passado, assumindo a responsabilidade de gestão do departamento. Desde o início do ano passado, a Savills Portugal tem vindo a consolidar a sua equipa de arquitetura com uma aposta em profissionais com know-how especializado no que respeita ao desenvolvimento criativo, à consultoria de espaços, às áreas técnicas e de sustentabilidade. Durante o seu percurso profissional, Joana Couto executou diversos projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas de residencial, hospitality e escritórios, em diferentes regiões do globo tais como Europa, Sudeste Asiático e Pacífico.

Entretanto, também a consultora CBRE anunciou a contratação de Liliana Soares para liderar a área de Environmental, Social & Governance (ESG) da empresa, assumindo a função de Head of ESG & Sustainability, integrando, assim, a equipa local de Strategic Advisory.A nova responsável foi durante os últimos oito anos Senior Partner da Greenlab, do grupo Ecochoice, onde colaborou por mais de 15 anos, sempre na área da sustentabilidade. Porém, a sua ligação ao setor da sustentabilidade começou na licenciatura em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Superior Técnico e, logo depois, ao iniciar a sua experiência profissional na Cehidro, como consultora de sustentabilidade, onde durante dois anos teve a oportunidade de criar um sistema de certificações nacionais, desenvolver mecanismos de sustentabilidade, bem como participar na análise de projetos de boas práticas de sustentabilidade para a construção.

Com o mês a chegar a meio, a Hipoges anunciou a contratação de Jaime Navarro como novo Manager Global de Comunicação & Marketing para Portugal e Espanha. A mais recente contratação do servicer de referência em Asset Management tem mais de 10 anos de experiência profissional, uma visão estratégica de negócio e é especializado em Marketing Automation, conseguindo aliar o melhor do Marketing à Tecnologia. O responsável é formado em Business Administration, Marketing and Public Relations pela Universidade Camilo José Cela, tendo ainda uma licenciatura pela prestigiada Staffordshire University, no Reino Unido. É também mestre em Marketing Digital pela EAE Business School.

Mais para o fim, a Cushman & Wakefield, anunciou o reforço da equipa de retalho, com a contratação de Maria José Almeida, que conta com quase duas décadas de experiência no setor.

Tendo em conta a atividade registada na área do retalho, e a estimativa de que esta será uma das áreas com maior investimento em 2023, a Cushman & Wakefield reforça o departamento com um novo talento para antecipar e responder às necessidades do mercado. A responsável passa a integrar a consultora com a categoria de Associate. Este novo membro da equipa iniciou a sua carreira no setor do retalho em 2006 e, desde então, esteve envolvida em centenas de projetos e operações em centros comerciais, retail parks e comércio de rua. No seu percurso académico conta com uma licenciatura em Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, e também uma Pós-Graduação em Gestão de Finanças pela Católica Lisbon School of Business and Economics.

Por último, Patrick Freeman foi nomeado como CEO do Ombria Algarve, sucedendo a Julio Delgado. De origem norte-americana, o responsável é formado em Engenharia Geológica, pela Universidade do Estado do Novo México. Com uma sólida experiência profissional de mais de 25 anos em imobiliário, empreendimentos residenciais e mistos, Freeman passou por diferentes empresas do setor imobiliário e turístico. Esteve mais de uma década à frente de projetos de engenharia e construção de infraestruturas de larga escala públicas e privadas, no oeste dos Estados Unidos da América. Foi responsável por todo o processo de desenvolvimento do projeto da Península de St. Kitts, nas Caraíbas, que viria a ser Christophe Harbour. Posteriormente, fundou o seu estúdio de desenvolvimento de projetos, colaborando com grupos de renome como Auberge Resorts e Cisneros.