Taxa de juro de novos empréstimos à habitação aumentou para 0,87% acompanhando a subida da Euribor

O Banco de Portugal publicou na passada semana as estatísticas de taxas de juro e de montantes de novos empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares.

De acordo com a nota de informação estatística de fevereiro de 2022, publicada pelo Banco de Portugal no final da passada semana, relativa às taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares, a taxa de juro de novos empréstimos à habitação aumentou para 0,87%.

O aumento acompanhou a subida das Taxas Euribor, que são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Para estas estatísticas, apresentadas pelo Banco de Portugal, são consideradas as operações entre os bancos residentes em Portugal e os particulares e empresas residentes na área do euro.

No mês em análise os bancos concederam 1940 milhões de euros de novos empréstimos aos particulares, sendo que 1275 milhões de euros tiveram o destino de habitação, 453 milhões de euros para consumo e 212 milhões de euros para outros fins.

O Banco de Portugal dá nota que taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 0,87%, (0,81% em janeiro), em linha com a subida das taxas Euribor. No crédito ao consumo, a taxa de juro média desceu para 7,71% (7,76% no mês de janeiro).