STO Ibérica reforça aposta em Portugal na construção sustentável

A filial da empresa alemã líder mundial em produtos e sistemas de construção sustentáveis, acaba de anunciar o reforço da sua aposta em Portugal.

A Sto Ibérica acaba de anunciar o reforço da sua aposta em Portugal com o incremento da sua oferta de soluções inovadoras para habitats sustentáveis através do lançamento de uma nova área de negócio em Portugal, os Sistemas de Isolamento Térmico Exterior (ITE)  e com a abertura do seu primeiro showroom em território nacional, no Seixal, segundo avança o site Construir.

Desde o ano em que entrou no mercado nacional, em 2018, a Sto Ibérica dedicou-se maioritariamente ao segmento de Sistemas de Acondicionamento Acústico, trabalhando ao longo destes anos em diversos projetos ao lado de alguns dos mais reputados arquitetos nacionais como Siza Vieira, Souto Moura, Carrilho da Graça, Aires Mateus, Pedra Silva, entre muitos outros.

O consequente aumento dos gastos de energia e recurso a aquecimento, e o aumento da consciência social para cuidar do meio ambiente têm levado a que a eficiência energética passe a estar no centro das preocupações no sector da construção. Em Portugal também os impactos das alterações climáticas têm originado inesperadas vagas de frio e calor, o que tem proporcionado algumas alterações ao repensar na dinâmica de determinados setores.

Desta forma, surge a aposta da Sto Ibérica em Portugal e o seu investimento no mercado nacional com o lançamento de uma nova área de negócio, os Sistemas de Isolamento Térmico Exterior (ITE), complementar a atual oferta da marca. Esta solução Sto irá permitir agir de forma mais responsável para com o ambiente, manter uma temperatura ambiente agradável dentro dos edifícios e ainda aumentar o valor dos imóveis.

De acordo com publicação no site Construir “Tem havido uma clara evolução do mercado nacional no que respeita à consciência e consequente demanda de soluções de construção mais eficientes e sustentáveis”, refere José Neves, responsável pela Sto Ibérica Portugal. “Portugal tem um potencial incrível para a introdução destes sistemas uma vez que o mercado da construção continua a crescer e o mercado de reabilitação também, sendo que, neste último, particularmente, existe um leque gigante de oportunidades para tornar os edifícios tradicionais e antigos em edifícios mais eficientes do ponto de vista energético”.

A Sto Ibérica vai disponibilizar dois dos seus sistemas: o StoTherm e o StoVentec em Portugal. O StoTherm “é um dos sistemas de isolamento de fachadas mais conhecidos e utilizados no mundo”. As principais razões da sua popularidade residem na sua “resistência dez vezes superior à dos sistemas minerais contra choques e impactos, na sua máxima segurança contra a formação de fissuras, na sua composição isenta de cimento, na sua versatilidade de design e rentabilidade”, segundo a empresa.

Por outro lado, as fachadas ventiladas com painéis de suporte StoVentec “oferecem uma clara vantagem em termos de regulação da humidade, liberdade de design e adaptação a qualquer clima”.