A South, empresa de gestão de ativos imobiliários, assumiu a responsabilidade total como sociedade gestora do Fundo OPE, que detém o Campus da Justiça no Parque das Nações em Lisboa.
O Fundo OPE foi adquirido por um investidor sediado em Singapura em 2016, cliente da South há já vinte anos. Atualmente, o Fundo OPE possui os 10 edifícios do Campus da Justiça, que totalizam 80.000 m2, com 30.000 m2 de área exterior, totalmente ocupados pelo Ministério da Justiça. Além disso, o fundo detém também um parque de estacionamento e uma fração de retalho ocupada pelo El Corte Inglés e explorada pela marca SUPERCOR.
Esta gestão vai permitir à South preservar e maximizar o valor do Campus de Justiça, definindo a estratégia e implementando melhorias, para o benefício dos investidores. A experiência da South em gestão de ativos imobiliários, aliada à sua experiência no setor, vai proporcionar uma gestão mais eficiente, transparente e voltada para a maximização dos retornos.
Para já, estão previstas obras de melhoria do ativo, como a instalação de painéis solares e a implementação de um furo de alimentação interna de água, bem como obras mais tradicionais, como a substituição dos vidros das fachadas, a revisão do sistema de controle do tratamento de água das torres de arrefecimento, um upgrade ao sistema de controle de acessos do parque de estacionamento, a substituição da bomba de calor com capacidade variável para aquecimento e refrigeração e, ainda, a instalação de um novo chiller com capacidade de regulação e adaptação ao diagrama de cargas.
De acordo com Swan Sallmard, Partner da South, “A South já conta com um sólido histórico de sucesso em gestão de ativos imobiliários em Portugal. A nossa entrada enquanto sociedade gestora responsável pela totalidade do Fundo OPE permitirá oferecer um one-stop-shop, tendo todas as respostas em mão para poder estabelecer a direção do fundo e a gestão dos ativos, garantindo a transparência nas operações e protegendo os interesses dos investidores”.