Sonae reforça posição na Sonae Sierra para 80%

A Sonae vai reforçar a posição maioritária na Sonae Sierra para os 80%, ficando com 10% do capital detido pela Grosvenor.

Em comunicado, o grupo liderado por Cláudia Azevedo, informou que a Sonae vai reforçar a sua posição na Sonae Sierra, subsidiária que agrega os centros comerciais do grupo, de 70 para 80%, operação que perfaz um total de 82,16 milhões de euros.

Em comunicado, a Sonae informou que a Grosvenor Investments comunicou a sua intenção de exercer uma opção de venda sobre 10% das ações detidas da Sonae Sierra, por um valor estimado de oitenta e dois milhões, cento e sessenta mil euros, o que representa um desconto implícito de cerca de 11% sobre o NAV (valor líquido dos ativos) da Sonae Sierra mais recentemente publicado (setembro de 2020). O exercício irrevogável desta opção de venda está condicionado à confirmação final por parte da Grosvenor na sequência da aprovação das contas consolidadas auditadas da Sonae Sierra para o exercício de 2020.

Lê-se ainda no comunicado que “Após a conclusão desta transação, a Sonae passará a deter 80% do capital social e direitos de voto da Sonae Sierra. O principal impacto desta operação nas demonstrações financeiras consolidadas do Grupo será a transferência de Reservas de “Interesses Sem Controlo” para “Capital Próprio do Grupo”, uma vez que a Sonae já detém uma participação de controlo de 70% na Sonae Sierra.”

A Sonae Sierra que detêm investimentos imobiliários, tem também sob a sua gestão 27 centros comerciais em Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Grécia, Colômbia e Roménia.