SOLYD lança o seu primeiro relatório de sustentabilidade

Com o lançamento do relatório, a SOLYD afirma o seu papel de referência no âmbito ESG e em sustentabilidade na promoção imobiliária.

Após sete anos no mercado, a promotora imobiliária SOLYD, e consciente da intenção da Europa de atingir a neutralidade carbónica até 2050, lança o seu primeiro relatório de sustentabilidade, bem como a sua Política de Investimento Responsável e o Programa de Responsabilidade Social Corporativa com um Plano de Ação ESG (Environmental, Social and Governance), no decorrer de três anos.

Uma das bases do relatório, é o Plano de Ação ESG, o qual a SOLYD tem vindo a cumprir desde 2021, e que está desenhado a três anos (2023), que vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Este plano de ação foi criado tendo em conta dois grandes eixos.

O primeiro eixo, é o Investimento em edifícios de alta qualidade com impacto positivo na comunidade. Este está relacionado com o desenvolvimento de soluções ecológicas e eficientes, tal como as melhores práticas de construção nos empreendimentos da promotora. Isto engloba a utilização de mateirias recicláveis, a aposta na luz natural (reduzindo o consumo energético) e a instalação de sistemas de aquecimento de água e climatização suportados por painéis solares. A SOLYD assume ainda a responsabilidade de garantir a recolha e tratamento dos resíduos de construção e demolição.

O segundo eixo diz respeito à construção de relações éticas e responsáveis, o que se traduz na forma como a SOLYD lida com todos os seus stakeholders.

Tendo em conta o seu papel na sociedade, a promotora apresentou um Programa de Responsabilidade Social Corporativa, que atua em quatro área, sendo elas o Combate à desigualdade social nos jovens, a Melhoria da gestão territorial e das infraestruturas comunitárias onde os projetos estão inseridos, a Sensibilização sobre a importância da biodiversidade e da crise climática e a Promoção de um estilo de vida saudável.

A Política de Investimento Responsável, também publicada, faz da integração da ESG uma prioridade corporativa, de acordo com critérios de investimento responsável quando considera uma decisão de investimento, desde a seleção dos projetos, até ao processo de due diligence, sem esquecer os restantes aspetos no decorrer da evolução de cada projeto imobiliário.

Em 2021, já tendo assumido a sustentabilidade como um dos seus pilares de negócio, a promotora criou o cargo de Diretora de Sustentabilidade e Compliance, que foi assumido por Cláudia Salvado.

De acordo com a responsável, “A curto prazo, pretendemos reforçar o nosso compromisso com a descarbonização através do cálculo da pegada de carbono dos nossos projetos e definir uma estratégia para reduzir e compensar as emissões de carbono dos mesmos.”.

Segundo a Administração da SOLYD Property Developers, “A internalização das questões de sustentabilidade no nosso negócio e o trabalho sobre estas temáticas ao longo da cadeia de valor, são pontos centrais na nossa atividade, já que permitem tornar-nos num agente ativo na promoção da transparência e das melhores práticas de sustentabilidade”.