SLM Partners compra duas propriedades agrícolas no Alentejo

O valor de investimento da transação não foi revelado.

A SLM Partners, sociedade gestora de investimentos acaba de adquirir duas propriedades em Ferreira do Alentejo e no Redondo. O valor de investimento não foi revelado.

Os ativos representam uma propriedade agrícola de 121 hectares, com terreno inicialmente destinado a amendoal, localizada em Odivelas, Ferreira do Alentejo, e uma outra propriedade de 142 hectares, com terreno composto por nogueiral e olival, em Montoito, no Redondo.

A CBRE assessorou a venda das propriedades à SLM Partners. Em ambas as operações, a consultora atuou junto do vendedor, sendo que na primeira se trata de um proprietário privado e na segunda a aquisição de uma Sociedade Agrícola detentora da propriedade adquirida.

Ambos os ativos foram comprados pela SLM Partners, um asset manager que investe em agricultura regenerativa e em floresta. O Europe Silva Fund compra e arrenda propriedades, promovendo a introdução de práticas de gestão ecológicas e orgânicas e incentiva o relacionamento com operadores locais especializados e com vontade de expandir o seu negócio. O objetivo do fundo é desenvolver um portefólio de ativos ‘Climate Positive’, que faça a diferença na promoção da biodiversidade e saúde do solo de forma sustentável. O fundo pretende gerir uma carteira no valor de 250 milhões de euros.

Segundo João Henriques Roseiro, Agronomy Director para a Europa, “Trabalhar com consultoras como a CBRE permite-nos abordar o mercado de imóveis rurais/agrícolas com um maior nível de seriedade, formalismo e segurança. A CBRE tem sido um parceiro sólido tanto no processo de procurement, como em toda a fase de due diligence, essencial à boa prossecução dos negócios que vamos realizando”.

Para José Maria Henriques da Silva, Senior Consultant of Agribusiness da CBRE Portugal, “Estas transações demonstram que o setor do agribusiness está em crescimento e os ativos agrícolas estão cada vez mais na mira de investidores institucionais enquanto produto de investimento diferenciador e de retorno significativo. Portugal apresenta vantagens muito interessantes neste segmento e é por essa razão que a CBRE olha para a agricultura como mais uma classe de ativos no mercado de investimento imobiliário”.

De acordo com a CBRE, no mais recente relatório de tendências para o setor imobiliário, a consultora destaca o agribusiness como um dos segmentos de mercado que está a viver uma revolução devido à implementação de novos modelos de cultura: mais produtivos, mais tecnológicos e com uma integração vertical da cadeia de valor, que atrai grandes investidores internacionais. Em 2023, o segmento de agribusiness pode representar mais de 10% do investimento em imobiliário de rendimento.