Setor de Tecnologia é o mais ativo até maio de 2021

Em volume de transações o setor da tecnologia é o mais ativo, com 23 transações, seguido pelo setor Imobiliário, com 22 transações.

Este é o resultado do relatório mensal de maio apresentado pelo TTR (Transactional Track Record). Até maio de 2021, foram registadas 141 transações e um valor total de EUR 3,1bi, as aquisições de empresas norte-americanas em Portugal aumentaram em 25% e registou-se um aumento de 34% no número de transações de Venture Capital.

Segundo o Transactional Track Record, o mercado transacional português registou um total de 141 transações e movimentou EUR 3,1bi sendo que 40% do total das transações possuem os valores revelados. Estes números representam uma diminuição de 10% no número de transações em comparação ao mesmo período de 2020, bem como uma diminuição de 53% do capital mobilizado.

Os dados do TTR revelam que o setor de Tecnologia é o mais ativo, com 23 transações, seguido pelo setor Imobiliário, com 22 transações.

Em maio de 2021, o TTR selecionou como transação em destaque a aquisição da Imperial Chocolates pela Chocolates Valor, cujo valor não foi revelado.  A operação contou com a assessoria jurídica da Telles Advogados e da Cuatrecasas e a com assessoria financeira do Banco Sabadell. A PwC Espanha e PwC Portugal realizaram a Due Diligence.

De acordo com Álvaro Ortega, Country Manager da Itália & Península Ibérica na Datasite, que fez uma análise sobre os possíveis impactos no mercado transacional em relação ao COVID-19: “A tecnologia tornou-se e continuará a ser crucial na prestação de serviços, no envolvimento com os clientes e no fornecimento da continuidade dos negócios. Esperamos que mais empresas recorram a M&A (fusões e aquisições) para fortalecer as suas infraestruturas e recursos digitais. Ao mesmo tempo, a pandemia também aumentou o foco nas linhas de negócios principais, e muitas empresas considerarão o desinvestimento de ativos não essenciais. Portanto, os investidores irão precisar digitalizar ainda mais o processo de M&A se quiserem competir e fechar negócios. Estamos a observar altos níveis de movimento em todo o mercado de trabalho de M&A, o que é uma indicação clara de que um mercado positivo veio para ficar, apesar de quaisquer considerações contínuas do COVID-19.”