Senior Living, um futuro em Portugal

As residências adaptadas para a população mais velha têm tido uma grande dinâmica e um verdadeiro crescimento no nosso país.

O segmento de Senior Living é uma oportunidade crescente em expetativas no mercado imobiliário, mesmo existindo uma ambiguidade a partir de que idade se destina este mercado, é certo que esta é uma aposta no futuro da habitação, uma tendência que deverá aumentar nos próximos anos. Se por um lado existem opções para pessoas mais novas, ativas e saudáveis, por outro existem também opções para pessoas mais velhas, por vezes mais debilitadas ou doentes.

Aquelas que são já consideradas por muitos como residências seniores de luxo, estão já a tornar-se um ativo desejado pelos investidores imobiliários, estão sobretudo na mira dos investidores estrangeiros, embora existam muitos investidores nacionais a apostar neste setor. Portugal poder vir a ser um dos mercados mais fortes nas residências seniores, sendo um país com os requisitos fundamentais para aumentar o número destes projetos residenciais, criando as dinâmicas necessárias e essenciais para o tipo de segmento e tendo em vista o seu “público-alvo”. Mesmo sendo considerado um mercado ainda pouco explorado em Portugal, este tipo de residências estão a ganhar cada vez mais clientes e a conquistar mais investidores.

O Senior Living surge cada vez mais como uma mistura entre o que é o mercado imobiliário de hospitalidade e de cuidados. A oferta que começa a surgir combate o estereotipo tradicional daquilo que habitualmente chamamos lar de idosos. O objetivo é criar várias valências que se possam adaptar aos seus destinatários, pensando em habitações ou condomínios que atendam às suas necessidades e paralelamente oferecendo serviços e experiências. Com um foco na gestão de equipamentos e serviços e também numa otimização de recursos, os operadores privados distinguem-se pela introdução de várias experiências e conceitos tendo em vista o nível de serviços e cuidados prestados.

Para garantir e assegurar a qualidade dos serviços prestados, são vários os operadores a realizar acordos hospitalares, para que os cuidados necessários estejam à disposição dos seus clientes. Este tipo de residências, oferece alguns cuidados de saúde, serviços de enfermagem, farmácias, salas de fisioterapia, gabinetes de estética, entre muitos outros. Na área do lazer, podemos encontrar piscinas, cinemas, restaurantes, suites privadas e salões de festas. Este segmento abraça assim novas formas de vida, criando unidades operacionais, seguras e protegidas para clientes que pretendem acomodações de qualidade com acesso a bem-estar e a uma sensação de pertença de comunidade. Regra geral os espaços comuns são maiores e mais amplos, tendo em conta que os residentes com mais idade passam mais tempo nas suas habitações.

Porquê investir em Senior Living em Portugal? O nosso país oferece tanto a nacionais e estrangeiros um clima extraordinário, um tipo de mercado que apresenta fortes fundamentos que lhe conferem força e atratividade, como é o caso da segurança, sendo que Portugal é considerado o terceiro país mais seguro do mundo e por outro lado é também visto como um dos mais baratos da Europa. As infraestruturas e a oferta de resorts são também alguns dos fatores que confirmam a oportunidade e mais-valias para apostar neste setor. Este sentimento de segurança, a qualidade do serviço nacional de saúde, o sentimento de segurança e o clima ameno, são as principais características atribuídas para um segmento que já promete no país 300 dias de sol por ano, harmonia com a natureza, áreas tranquilas e sossegadas. O aumento da esperança média de vida e o desejo de uma maior qualidade de vida fazem de Portugal um mercado com um vasto potencial.

As residências adaptadas para a população mais idosa são uma forte oportunidade de investimento no país, tal como já se verifica nos mercados internacionais. A aposta no Senior Living é uma oportunidade de negócio que incentiva à entrada de operadores privados que instalam a sua atividade em áreas com maior poder de compra e maior densidade populacional, como é o caso das regiões de Lisboa e Porto. O Algarve não fica atrás, apresentando um elevado crescimento da população idosa estrangeira, a que mais facilmente dita as tendências nas residências sénior, que na maioria dos casos se localizam junto a zonas costeiras e nos subúrbios das grandes cidades do litoral. Já contamos no país com alguns players privados a investir, como grupos de saúde que desenvolvem este tipo de residências. Em muitos casos as opções de estadia variam de um mês, até o ano todo e principalmente nas aquisições deste tipo de ativo.

A revista Internacional Living elegeu Portugal como o melhor destino de 2020 para pessoas reformadas se fixarem, este é um dos fatores que também pesa nesta tendência para que Portugal se torne um dos mais fortes no mercado do segmento de Senior Living.