Saint-Gobain Portugal aposta na construção modular

O projeto de pré-fabricação incorpora uma oferta integrada de produtos eco-friendly tais como, argamassas, gesso e lãs minerais.

A Saint-Gobain Portugal S.A., é parceira no sistema construtivo Unus House, desenvolvido em resposta ao aumento da procura por construções modulares, um conceito baseado em princípios de construção industrializada, sustentável e evolutiva. A tecnologia construtiva encontra-se em validação junto do Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC, e em análise pelo Centro Habitat, apresentando potencial para certificação Passive House.

Esta é mais uma iniciativa da Saint-Gobain alinhada com a visão de inovação da empresa e com o seu propósito #MakingTheWorldABetterHome.

O protótipo desenvolvido em parceria, apresenta uma oferta integrada da Saint-Gobain Portugal S.A. de argamassas, gesso e lãs minerais (lã de rocha e lã de vidro). Como elementos essenciais, destacam-se a placa Placo® Glasroc® X – uma placa de gesso laminado revestida e reforçada com fibra de vidro, que apresenta uma excelente resistência contra a humidade, evitando também a proliferação de fungos e o isolante ISOVER Acustilaine, um painel de lã de rocha que apresenta excelente desempenho térmico e acústico.

Destacam-se para as paredes exteriores, as argamassas webertherm e os acabamentos decorativos coloridos weberplast decor, enquanto para interiores (paredes, tetos e divisórias) a escolha recaiu sobre a placa Placo® Glasroc® X combinada com as massas Placo® SN Premium e acabamentos decorativos weberplast silcolor. Ainda para os interiores, utilizou-se a solução de pavimentos Placo® Rigidur, um sistema de pavimentos com elevada resistência superficial ao impacto e que contribui para uma melhoria do comportamento acústico da habitação. No que diz respeito às coberturas, a seleção incidiu na solução weberdry roll e weberdry roll banda, colada com webercol flex L. Para as coberturas, e após inclusão de um sistema de recolha de águas, foram usados produtos weberdry 824 e weber dry lastic.

O conceito de construção pré-fabricada modular, utiliza elementos pré-fabricados que combinados entre si dão origem a construções de inúmeras combinações, sem parafusos ou fixação mecânica. Para a Saint-Gobain, trata-se de um modelo seguro, durável, sustentável e arquitetonicamente versátil, cumprindo ainda os regulamentos e normas da construção no que diz respeito à resistência ao fogo, eficiência energética, acústica, entre outros.

A CONCEXEC apresenta o direito exclusivo de utilização, produção e comercialização da invenção do perfil para o sistema construtivo de prefabricação e método de montagem. As patentes encontram-se distribuídas a nível internacional, dos quais fazem parte a União Europeia, os EUA, a China, a Índia, a Africa do Sul e o Panamá. Apresenta um protocolo com o Instituto Nacional de Engenharia Civil – LNEC para o desenvolvimento, caracterização e apreciação do sistema construtivo. Este está a ser caracterizado a nível estrutural, mecânico, térmico, acústico, sísmico e de resistência ao fogo, potenciando uma resistência aos ventos superiores a 200km/h.

O sistema UNUSHOUSE oferece inúmeros benefícios dado ser amigo do ambiente, com um desempenho limpo e seguro, em detrimento dos métodos tradicionais de construção que exigem margens de material e levam ao aumento de resíduos no local. O método promove a economia financeira uma vez que a pré-fabricação em larga escala gera descontos a granel dos fornecedores de materiais e minimiza os custos de mão-de-obra e, consequentemente, do projeto de construção. O sistema de pré-fabricação reduz interrupções e tempo em obra, pois há significativamente menos tráfego de transportes, fornecedores de equipamentos e materiais em todo o local de construção. Por último, este sistema é mais seguro, dado os seus subconjuntos serem criados em ambiente controlado de fábrica com recurso a materiais secos. Neste sentido, há menos risco de problemas associados à humidade, ao ambiente e à sujidade, favorecendo a saúde.

A pré-fabricação é atualmente uma forma de construção com diversas vantagens, pois permite incorporar, de maneira célere, económica, adequada e sustentável, a inovação em materiais, sistemas e processos. Continuam a ser testados vários protótipos para chegar a mais melhorias e otimizar processos, todavia há já uma casa de dois andares edificada com este processo, estando a Saint-Gobain a trabalhar em estreita parceria com a CONCEXEC no sentido de desenvolver continuadamente este sistema de construção inovador com soluções à medida.

A Saint-Gobain concebe, fabrica e distribui materiais e soluções para os mercados de construção, mobilidade, saúde e outras aplicações industriais. Desenvolvidos através de um processo de inovação contínua, estes materiais e soluções podem ser encontrados em todos os lugares onde vivemos diariamente, proporcionando bem-estar, desempenho e segurança, ao mesmo tempo que respondem aos desafios da construção sustentável, da eficiência de recursos e do combate às alterações climáticas.

A Saint-Gobain conta em Portugal com mais de 700 empregados, 11 empresas, 8 fábricas, dezenas de centros de reparação de vidro automóvel, 3 centros de distribuição de materiais de construção e ainda 1 centro de I+D (Aveiro).