2023 é o ano em que o RICS volta a organizar eventos presenciais em Portugal. Este primeiro evento do ano realizou-se no Auditório da CCA Law Firm em Lisboa e abordou o tema residencial.
“O Residencial em debate” teve lugar na manhã de terça-feira e contou com um debate entre José Covas MRICS, chair do Advisory Group do RICS Portugal e Managing Partner – Head of Portugal na Aura REE e Tomás Assis Teixeira, Partner of the Real Estate practice area, da CCA Law Firm.
No arranque do evento foram revelados alguns dados sobre o mercado residencial atual em Portugal, no que respeita ao número de transações, valores médios unitários, número de alojamentos familiares existentes no país, entre outros.
No que concerne às medidas do pacote “Mais Habitação”, as questões mais discutidas foram as medidas do término dos vistos gold e do arrendamento forçado. Foi também debatido o facto de que as medidas do arrendamento podem ser consideradas inconstitucionais.
No encontro, abordou-se também o tema dos processos de licenciamento, que muitas vezes são morosos, concluindo que a sua simplificação ajudaria no processo de investimento, sendo que estas novas medidas que ainda não estão em vigor e não estão totalmente definidas, causam insegurança aos investidores.
Segundo os intervenientes, as equipas de advisory não têm respostas para os investidores, salientando ainda a incerteza da economia, que contribui como fator para o atraso nos investimentos, incerteza essa que não deixa que Portugal seja um país menos atrativo.
Fundado em 1792, o Royal Institution of Chartered Surveyors é a maior e mais antiga associação profissional na área da construção e do imobiliário. Enquanto instituição a qualidade de serviço que os seus membros prestam aos clientes e à sociedade em geral é uma das suas maiores preocupações. O RICS tem feito o melhor possível para apoiar as comunidades, inquilinos, proprietários e cidadãos em geral durante a crise da Covid-19 e está preparado para viver de acordo com a sua responsabilidade económica à medida que a sociedade se reabre.
A CCA Law Firm é uma Sociedade de Advogados portuguesa focada em ajudar as organizações a obter as mais eficazes e inovadoras soluções, com mais de 70 anos de existência, os seus clientes vão desde multinacionais tecnológicas, passando por PME e Startups apoiadas por capital de risco, até empresas familiares ou clientes privados.