RICS – A mais antiga associação profissional na área da construção e do imobiliário

Teve lugar na passada terça-feira uma Real-Life Master Class sob o tema “O RICS e os Standards Internacionais”, organizada pelo ISCTE, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Em formato online, a Master Class teve como objetivo dar a conhecer o que o RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) tem feito em Portugal, a importância das normas internacionais para o sector imobiliário em tempos de Covid e qual o processo para ser membro da instituição e a importância de o ser. O evento conduzido por Gonçalo Nascimento Rodrigues, contou com a participação dos representantes do RICS em Portugal, José Covas, Presidente do RICS em Portugal e em simultâneo Head of Portugal na Aura REE e Eulalia Pensado, Partner Development & Public Affairs Manager Iberia, RICS.

Segundo Eulalia Pensado “Para ser membro do RICS não é suficiente estar a trabalhar numa empresa, devem fazer o teste de admissão do RICS”. A Partner Development & Public Affairs Manager Iberia, RICS, começou então por explicar que o Royal Institution of Chartered Surveyors é uma entidade reguladora fundada em 1792 por vinte Surveyors (um grupo de construção, com o objetivo de regulamentar o setor). A instituição é definida pelos elevados padrões de ética, profissionalismo e conhecimento e os seus membros são admitidos. através de exames de admissão: os APCs.

O RICS é a maior e mais antiga associação profissional na área da construção e do imobiliário e de acordo com José Covas “o RICS tem evoluído muito e este último ano não foi exceção, 2020 foi um ano crítico e decisivo para o RICS”. Atualmente a instituição tem 134 mil profissionais certificados no mundo inteiro.

Com muitos investidores a procurar membros da associação, José Covas realça que “Em que 15 anos em que está mais ativo, foi dos primeiros da europa a organizar-se. Este é o board mais heterogéneo que existe, cobre as várias áreas, temos avaliadores, project-management, área da construção, planing e research e temos também alguém relacionado com a área residencial (mediação imobiliária).”

Tendo o RICS uma enorme facilidade de abrangência nas várias áreas em que se insere, o objetivo é que as avaliações sejam minoritárias, tendo em conta o crescimento das outras áreas de atividade dentro do RICS, sendo que tem um enorme reconhecimento internacional. Ser membro RICS é considerada uma carta de apresentação para qualquer cliente, segundo Eulalia Pensado e José Covas, sendo uma das finalidades institucionalizar um padrão de avaliação que seja aplicado em todos os países do mundo.