Renovação do Parque Natural de Monsanto

Corkeen, uma solução inovadora, ecológica e sustentável para os pisos de espaços de jogo, lazer e recreio, chega ao Parque Natural de Monsanto.

O Parque Infantil do Centro de Interpretação do Monsanto foi renovado com Corkeen, o revolucionário sistema implementado em Portugal pela FL Gaspar, é produzido com cortiça, uma matéria-prima 100% natural, reciclável e renovável, alia credenciais de segurança, acessibilidade e sustentabilidade, combinando harmoniosamente os conceitos Comunidade, Natureza e Planeta. Corkeen é uma solução de superfícies amortecedoras de impacto para espaços de jogo, lazer e recreio. A empresa surge no mercado como alternativa amiga do ambiente às soluções acessíveis existentes compostas inteiramente por materiais de origem sintética.

Detida pela Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do mundo, a Corkeen, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a FL Gaspar, entidade responsável pela implementação do projeto, acaba de inaugurar no Parque Florestal de Monsanto o primeiro recinto em Portugal que utiliza esta valência. A obra integra o programa Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

De acordo com o comunicado da empresa, “Desenvolvido de acordo com os princípios da economia circular, o sistema Corkeen resulta do pleno aproveitamento de desperdícios da indústria da cortiça, a energia para a sua produção provém do uso de biomassa (pó de cortiça) e no final do ciclo de vida todos os materiais serão reutilizáveis. O Corkeen é leve, inodoro e hipoalergénico. Instalado in situ como um sistema de duas camadas (uma camada base de absorção de impacto e uma camada superior à prova de desgaste), o que permite preservar as suas caraterísticas únicas mesmo após anos de utilização, a superfície Corkeen possui uma excelente capacidade de drenagem, consegue baixar a temperatura da superfície em mais de 20% quando comparado com outras soluções sintéticas, e oferece um desempenho técnico de última geração em concordância com rigorosas normas de segurança (EN1176 e EN1177). À prova de intempéries, de fácil manutenção e imputrescível, ignífugo e elástico, o sistema Corkeen reduz igualmente a propagação de microplásticos. Na verdade, a cortiça é completamente livre de contaminação de todos os tipos de produtos químicos (metais pesados, EDC, T-COV, formaldeídes ou HAPs). Cumulativamente, e sempre beneficiando das singularidades ímpares dessa matéria-prima irreplicável, o sistema Corkeen é ecológico. Contribuindo dessa forma para a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera, combatendo as aceleradas alterações climáticas e promovendo um Planeta mais verde, saudável e sustentável.”

António Rios Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim, sublinha que essas “propriedades inigualáveis da cortiça que conferem ao Corkeen um conjunto de mais-valias exclusivas no mercado dos parques infantis. As crianças podem andar descalças à vontade, o impacto das suas normais quedas é absorvido, e estão livres da irradiação de quaisquer substâncias nocivas para a saúde. Paralelamente – remata – o Corkeen melhora a qualidade de vida nos espaços públicos, nos centros urbanos e nas cidades”.

Depois de vários projetos concretizados no norte da Europa, nomeadamente na Suécia e na Noruega, o sistema Corkeen chega, então, ao Parque Infantil do Centro de Interpretação do Monsanto. Também conhecido por Espaço Monsanto, e criado em 1996 para gestão das atividades de manutenção, recreio e lazer na maior área verde de Lisboa, possui aproximadamente 90 metros quadrados.  José Sá Fernandes, Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, reconhece “o valor inestimável desta inovação da Corticeira Amorim na construção de uma cidade mais sustentável, que deve ser replicada em projetos futuros”.

O projeto deste parque infantil foi desenvolvido e implementado pela empresa FL Gaspar, Brand Master Corkeen em Portugal, o representante exclusivo em Portugal deste sistema.  Segundo Fernando Gaspar, CEO da FL Gaspar, “a qualidade de vida numa cidade ambientalmente consciente passa pela oferta inovadora de espaços de recreio de qualidade e proximidade, diluídos na malha urbana. Nestes, é particularmente importante manter a acessibilidade universal e menores exigências de manutenção. Com o piso Corkeen, agora podemos aliar isso à economia circular, ao conforto debaixo do sol do Sul da Europa, com recurso a uma matéria-prima natural, eminentemente nacional e que enche Portugal de orgulho.”

Fundada em 1870, a Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo, a empresa detém hoje dezenas de unidades de negócio espalhadas pelos cinco continentes, exporta inúmeros produtos para mais de 100 países e conta com uma rede diversificada de 27 mil clientes.

Assentando a sua atuação em fortes credenciais de sustentabilidade, e desenvolvendo uma atividade com impacto positivo na regulação do clima, a Corticeira Amorim disponibiliza um conjunto de soluções, materiais e artigos para algumas das atividades mais tecnológicas, disruptivas e exigentes do globo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia, design de interiores, e vinhos, espumantes e espirituosas.