Rendas das casas sobem 1,9% em dezembro

No último mês de 2021 não houve nenhuma região do país com variação negativa no respetivo valor médio das rendas da habitação.

Segundo os números divulgados no Índice dos Preços do Consumidor do Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação homóloga das rendas de habitação por metro quadrado foi 1,9% em dezembro de 2021 (valor idêntico ao registado no mês anterior).

Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo o Algarve registado o aumento mais intenso (2,2%).

O valor médio das rendas de habitação por metro quadrado registou uma variação mensal de 0,1%, taxa inferior em 0,1 p.p. à do mês anterior. A região com a variação mensal positiva mais elevada foi o Algarve, com uma taxa de 0,3%, não se tendo observado nenhuma região com variação negativa no respetivo valor médio das rendas de habitação.

Tomando o conjunto do ano 2021, a variação média anual do valor das rendas de habitação por metro quadrado de área útil fixou-se em 1,8% (2,6% em 2020). A região com a variação média mais elevada foi a de Lisboa (1,9%), tendo todas as restantes regiões apresentado variações positivas.