“Realidade Virtual, muito mais que uma tendência” – Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

 Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Em tempos adversos como o que atravessamos, o setor imobiliário teve necessidade de se adaptar ao novo cenário de distanciamento social, imposto pela pandemia do Covid-19. Numa primeira análise, este distanciamento era visto como um impedimento para o crescimento do setor, uma vez que se trata de uma área de pessoas para pessoas. Contudo, recorrendo a soluções tecnológicas, muitas delas já existentes, foi possível continuar a prestar um serviço diferenciado e de excelência.

A tecnologia está a mudar o mundo e o mercado imobiliário não foi exceção. As visitas virtuais, apesar de não serem uma novidade, ganharam um enorme destaque e a indústria começou a ver esta opção não apenas como algo temporário, mas sim como uma grande aposta comercial. Esta funcionalidade consiste na captação de imagens com uma câmara específica que por sua vez faz uma panorâmica (visão 360º) em determinados pontos das divisões do imóvel. Através de um software específico, as fotos são compiladas e/ou agregadas de forma a criar uma visita virtual interativa, sendo posteriormente alojadas online para serem disponibilizadas da mesma forma. Assim, o utilizador consegue ver a planta do imóvel, fazer zoom, mover as fotografias e inclusive utilizar uns óculos 3D, simulando como se estivesse no imóvel.

Apesar do investimento que é necessário para a promoção de um imóvel, e embora numa primeira análise esta funcionalidade possa parecer algo supérfluo, hoje em dia, a maior parte dos serviços profissionais de fotografia do Mercado Imobiliário já dispõem desta oferta. Enquanto que, anteriormente, os valores eram algo bastante dispendiosos, podendo chegar, em alguns casos, a centenas de euros, atualmente com a sua proliferação estão cada vez mais acessíveis. Existe ainda possibilidade de ser adquirida uma câmara 3D, bem como o software e o alojamento, se bem que há ainda uma grande variação nos preços e nas qualidades obtidas.

Atualmente, é relativamente simples obter informação quantitativa, em Portugal, sobre o mercado imobiliário e a realidade virtual veio permitir uma comparação direta entre o imóvel ou os imóveis existentes no setor, sem sairmos do conforto da nossa casa e sem estarmos dependentes de terceiros. Nada mais conveniente nos tempos que correm! As visitas virtuais vão permitir poupar, a todos os intervenientes, tempo e dinheiro. O mediador imobiliário, tendo em conta os critérios de pesquisa do potencial comprador, pode apresentar, quase de forma imediata, vários imóveis, uma vez que consegue perceber exatamente o que o cliente pretende. Há ano e meio atrás, este seria um processo para demorar alguns dias ou até mesmo semanas, tendo em conta a limitação de agenda de ambos. Contudo, é importante reforçar que a visita virtual não substitui a visita presencial. Evita, sim, deslocações a imóveis que não têm interesse para o comprador, sendo quase certo que a visita presencial resulta em fecho de negócio.

Muito recentemente, e tendo em conta esta tendência, grande parte dos Portais Imobiliários começaram a dar muito mais visibilidade aos imóveis com visitas virtuais, criando, por exemplo, filtros específicos para poderem ser procurados, o que lhes dá ainda mais destaque, puxando-os mais para si na lista de resultados, à semelhança do que já fazem com fotografias de qualidade ou vídeo. Outro aspeto igualmente positivo é que, nesta fase de Mercado em que nos encontramos, a diferenciação é fundamental e, ao analisarmos diferentes portais, é possível verificar que os imóveis com visitas virtuais ainda são relativamente poucos. Por este motivo considero que esta é mais uma característica diferenciadora, para um mediador imobiliário, quando este apresenta a sua oferta de serviços no momento da Angariação. As visitas 3D, e segundo estes portais, permitem também gerar mais leads, tendo recentemente um deles anunciado que os imóveis com esta funcionalidade têm mais 2 vezes leads.

A Realidade Virtual veio para ficar e está, sem dúvida, destinada a alterar muitos dos aspetos do nosso quotidiano, tal como a restante tecnologia o tem feito, sendo por isso urgente a implementação de recursos tecnológicos como esta para auxiliar e até mesmo transformar procedimentos.