Promotora pretende investir 14 milhões para construir hotel de 5 estrelas em Colares

A promotora Quinta do Mar – Empreendimentos Turísticos S.A., apresentou um projeto para reconverter a antiga colónia de férias da CUF em Colares, no concelho de Sintra, num hotel de cinco estrelas.

Em causa está um empreendimento turístico, localizado na Estrada do Rodízio, 51, cuja pretensão passa por converter os edifícios das antigas instalações da Colónia de Férias da CUF – Companhia União Fabril, numa unidade hoteleira, que irá posicionar-se num segmento de luxo. O projeto visa a conversão para um Hotel de cinco estrelas, cujo conceito tem por base o turismo de Natureza, tendo por princípio valores ligados à preservação e defesa do meio ambiente. O projeto encontra-se em consulta pública até 12 de maio.

Os edifícios serão adaptados por forma a receber as unidades de alojamento e restante programa hoteleiro, sem que sejam alteradas as volumetrias originais. A intervenção pretende respeitar e potenciar o conjunto de edifícios pertencentes à antiga Colónia de Férias da CUF, cuja coerência formal e linguagem arquitetónica serão preservadas. A capacidade dos edifícios existentes para instalação é de 89 quartos, não sendo assim necessária a construção de novos edifícios para conter mais unidades de alojamento.

A proposta apresentada, propõe a construção de um novo edifício destinado ao SPA, numa zona de transição entre a clareira central e o conjunto de pinheiros em torno do qual estão localizados grande parte dos edifícios.  Este último, construído de raiz, contará também com uma piscina coberta com 25 m de comprimento, salas de tratamento, sauna e ginásio.

De acordo com o documento, que se encontra em consulta pública, o investimento previsto é de 14 milhões de euros, a ser realizado a partir de 2021. A área de construção do projeto é de 7.632,67 metros quadrados, sendo a área de implantação de 6.069,27 metros quadrados.

“Pretende-se que o novo equipamento hoteleiro capte turismo ao longo de todo o ano de média/longa duração para o concelho de Sintra, direcionando-se para um público ativo e saudável que aprecie – turismo de natureza; turismo desportivo (yoga, surf, escalada, montanhismo); turismo espiritual (descanso e reflexão) e turismo educacional e cultural.”, pode ler-se no documento.