Projecto ZIP: Banca vende lote de 4400 habitações com desconto de 10%

Numa notícia avançada pelo jornal ECO, a banca está a preparar-se para vender um lote de 4 400 habitações. Em causa está o chamado Projeto Zip, em que a maioria das habitações se encontram já arrendadas, avaliado em 360 milhões de euros e que inclui 4.435 frações de habitação.

 O consórcio formado pelos fundos Tikehau e Albatross vai comprar o lote à banca, com um desconto de 10%. Tikehau e Albatross irão pagar entre 300 milhões e 320 milhões pelo lote, avaliado em cerca de 360 milhões. O fecho da operação deverá acontecer ainda no primeiro trimestre deste ano.

O portefólio tem na sua maioria frações localizadas na região do Porto (1.000 casas), Setúbal (870 casas) e Lisboa (740 casas). O valor dos ativos nas três regiões supera os 200 milhões de euros, mais de metade da carteira. A carteira de ativos gera um rendimento anual de 14,6 milhões de euros e poderá atingir os 25,8 milhões, com 90% das casas arrendadas.

Com a venda dos ativos, o dinheiro pago pelos investidores para ficar com a carteira será distribuído pelas instituições financeiras em função das suas participações nos fundos Tikehau e Albatross.

Os imóveis estão posicionados em dois fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional, geridos pela Norfin, e cujas unidades de participação pertencem aos principais bancos nacionais. A destacar, o Novo Banco (quem detém as maiores participações em ambos os fundos), a Caixa Geral de DepósitosMontepio, BCP e Santander Totta.