Produção na construção aumenta 2,0%

O Índice de Produção na Construção subiu em setembro.

De acordo com a análise dos Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção, apresentada pelo Instituto Nacional de Estatística, observa-se um aumento de 2,0% na produção na construção em setembro, em termos homólogos. Face ao observado no mês anterior, desacelerou 0,4 pontos percentuais.

 Segundo o relatório, o emprego e as remunerações apresentaram variações homólogas de 1,8% e 5,7% (1,6% e 5,8% em agosto), respetivamente.

Quanto ao índice de produção na construção, registou um aumento de 2,0% em setembro, após ter crescido 2,4% em agosto. A construção de edifícios avançou 0,1% (variação nula em agosto) e a Engenharia Civil desacelerou 1,1 pontos percentuais, para uma taxa de variação de 4,9%.

No que concerne aos índices de emprego e de remunerações, em setembro apresentaram variações homólogas de, respetivamente, 1,8% e 5,7% (1,6% e 5,8% no mês anterior). Em comparação com o mês de agosto, o emprego cresceu 0,3%, enquanto as remunerações desaceleraram 2,9%, (variações de 0,1% e -2,8% em setembro 2020, respetivamente).