Procura de casa em máximos históricos

Mercado residencial com boas perspetivas de aumento e diversificação da oferta futura.

Pela primeira vez no país, uma consultora imobiliária lança um estudo que faz um retrato completo do mercado residencial em Portugal. Através de uma iniciativa da JLL surge o Living Destination, no qual a empresa realça a solidez dos fundamentos do mercado, desde a escassez estrutural de casas, ao elevado e diversificado volume de procura e o desequilíbrio entre a oferta e a procura e o seu potencial de desenvolvimento.

A análise elaborada pela consultora é um guia aprofundado dos principais indicadores estatísticos na área de habitação e demografia, além de apresentar um estudo detalhado para as regiões de Lisboa, Porto e Algarve.

Segundo Joana Fonseca, Head of Strategic Consultancy & Research da JLL, “Queremos potenciar um maior conhecimento para todos os que pretendem investir e desenvolver o segmento residencial em Portugal, com um enfoque nas regiões de Lisboa, Porto e Algarve – com uma série de indicadores que permitem enquadrar o desenvolvimento passado e perspetivar as oportunidades do futuro”.

O estudo conclui que a oferta habitacional estagnou na última década, apresentando um aumento residual (apenas 1%) de 5,88 para 5,96 milhões de casas entre 2011 e 2021. De acordo com o comunicado “Sabe-se ainda que apenas cerca de 1/3 deste stock tem menos de 20 anos e que a necessidade de reabilitação é ainda evidente, apesar da dinâmica dos últimos anos. Simultaneamente, a procura encontra-se em níveis máximos, alinhados com o anterior pico do mercado, mas com um perfil mais diversificado dada a atratividade do país para compradores internacionais. Se em 2012, a presença da procura estrangeira não chegava aos 5% dos fogos vendidos, em 2020 a JLL estima que esta quota tenha duplicado e esteja próxima dos 11%.”

Com o número de casas vendidas na última década a ficar 40% abaixo do período homólogo, a oferta encontra-se aquém desta procura apesar do aumento muito significativo (76%) do volume de vendas nos últimos cinco anos. Este desequilíbrio impulsionou o aumento dos valores de venda.

O estudo apresenta também informação sistematizada por cada zona permitindo assim uma análise comparativa. No contexto da região de Lisboa e focando-se nas zonas emergentes, o preço médio de venda por fogo em Marvila em 2021 é de 229.000 euros, ascendendo a 265.000 em Alcântara, ou seja, cerca de um terço dos 643.000 euros registados na Avenida da Liberdade, a zona mais cara de lisboa (dados Confidencial Imobiliário). Outro exemplo é Oeiras, que tem beneficiado da descentralização da procura pela sua proximidade com Lisboa e pela qualidade de vida que oferece. Neste eixo, o valor médio por habitação ascende a 279.000 euros, abaixo do valor de zonas mais periféricas no contexto interno da cidade, como são os casos de Benfica/Laranjeiras ou Telheiras/Lumiar, com preços acima dos 288.000 euros, embora ficando acima dos mesmos em projetos emblemáticos.

Mais a norte, a zona da Boavista, no Porto, tem sido palco de novos projetos residenciais, regista um valor médio próximo dos 200.000 euros nos últimos anos enquanto que na zona da Campanhã, eleita um dos núcleos preferenciais para a expansão urbana da cidade, apresenta valores em torno dos 150.000 euros, embora com crescimento em 2021. Em ambos os casos, os valores de venda são cerca de metade dos aproximadamente 400.000 euros registados na zona da Foz do Douro, o destino mais exclusivo da cidade.

Para Patrícia Barão, Head of Residential da JLL “a pandemia colocou a casa no centro da nossa vida e enfatizou a canalização de investimento para o mercado residencial. Os preços mantiveram-se muito resilientes e embora haja uma desaceleração do seu crescimento, bons projetos em localizações estratégicas continuam a ser muito atrativos quer para o mercado doméstico quer para o internacional. A quota internacional da JLL é de 40% e nos projetos da JLL o ritmo e valores de venda tem sido bastante positivo mesmo no contexto pandémico. A diversificação e o aumento da oferta de modo a abranger um leque mais diversificado de compradores e produtos é uma grande oportunidade, pelo que antevemos que este segmento continue a ter um desempenho muito positivo no futuro.”

A JLL é uma empresa líder de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento. A consultora pretende construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, utilizando a mais avançada tecnologia para criar oportunidades vantajosas, espaços extraordinários e soluções imobiliárias sustentáveis para os seus clientes, as suas equipas e a comunidade.