Prestação da habitação sobe em Abril para contratos com Euribor a 3 e a 6 meses

Prestação da casa sobe em Abril para contratos com Euribor a 3 e a 6 meses

Dados apresentados através da simulação da Deco/Dinheiro&Direitos, face às últimas revisões. De acordo com a simulação, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um spread de 1% paga a partir de Abril 447,73 euros de prestação, face aos valores divulgados em 1 de Março, este é um aumento de 0,33 euros.

O valor a pagar passa a ser de 446,22 euros, no caso dos contratos indexados à Euribor a três meses, resultando numa subida de 0,13 euros em relação à última atualização.

Estes valores são calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de março, tendo sido, a seis meses de -0,516% e a três meses de -0,539%.

Milhares de famílias não estão a pagar o crédito à habitação, desde abril de 2020, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos créditos à habitação. O período inicial da suspensão dos pagamentos foi entretanto, estendido até 30 de setembro de 2021.

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguida da taxa a três meses. Em fevereiro, a média da taxa Euribor a seis meses foi de -0,521% e a média da taxa a três meses de -0,541%.

As taxas Euribor estão em terreno negativo desde 2015 e a expectativa é que se mantenham negativas ou perto de 0% nos próximos anos devido sobretudo à política de estímulos monetários do Banco Central Europeu (BCE), o que tem impacto positivo nos créditos bancários, que estão mais baratos.