Preços das habitações estabilizam com variação mensal de 0,6% em janeiro

Observa-se uma tendência de abrandamento das subidas em cadeia no início deste ano.

De acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, os preços de venda das habitações em Portugal Continental apresentaram uma variação mensal de 0,6% em janeiro.  Verifica-se assim uma tendência de abrandamento das subidas em cadeia no início deste ano que já havia sido observada ao longo do segundo semestre de 2022.

Desde julho que as subidas mensais mostram uma queda de intensidade, ficando quase sempre abaixo dos 1,0%, após um ciclo de fortes valorizações mensais na primeira metade do ano de 2022, onde os preços aumentavam quase sempre em torno dos 2,0% ao mês, comportamento que o mês de janeiro veio consolidar.

Este abrandamento das variações mensais tem resultado no decréscimo da subida homóloga dos preços, que embora mantendo-se elevada está em abrandamento há cinco meses consecutivos.

A variação homóloga dos preços fixou-se em 17,1%, no mês em análise, menos 4 pontos percentuais que o pico de 21,1% que este indicador atingiu em agosto passado e regressando aos níveis de valorização registados no primeiro trimestre do ano passado.

No mês de janeiro, o preço médio de venda das habitações em Portugal (considerando um período acumulado de 3 meses), ficou em 2.088€/m 2, apurando-se um valor médio por imóvel vendido de 218.750€, apontam os dados do SIR – Sistema de Informação Residencial.