Preços das habitações aumentam em Lisboa e no Porto no 3º trimestre

Tanto a Capital como a Invicta estão entre os concelhos das suas áreas com menor ritmo de aumento dos preços.

Os dados avançados pela confidencial imobiliário, são relativos ao Índice de Preços Residenciais apurado para o 3º trimestre de 2022. Em relação ao 3º trimestre de 2022, os preços de venda das habitações em Lisboa cresceram 2,1% e 1,7% no Porto. Em termos homólogos, a Capital apresentou um aumento de 10,1% e 17,4% na Invicta.

A subida homóloga que Lisboa registou (10,1%) no 3º trimestre deste ano, traduz-se numa estabilização do ritmo de valorização, que face ao trimestre anterior rondou os 10%.  O ritmo de subida no Porto representa um abrandamento quando comparado com o trimestre passado, onde a variação homóloga se fixou nos 19,6%.

Apesar de ambas as cidades mencionadas serem os mercados mais caros das suas regiões, tanto Lisboa como o Porto estão entre os concelhos das suas respetivas AM – Áreas Metropolitanas, que apresentam menor ritmo do aumento de preços. Na AML – Área Metropolitana de Lisboa, só o Montijo tem uma valorização menor que a Capital, com um aumento homólogo de 9%. Já na AMP – Área Metropolitana do Porto, Valongo e Gondomar ocupam essas posições, com variações homólogas de 13% e 16%, respetivamente.

Em relação aos preços, é Lisboa que se estabelece como o mercado mais caro da região, onde a prática de vendas tem um preço médio de 4.265 euros por m2, no 3º trimestre de 2022, ao passo que a média das transações na Área Metropolitana está 35% abaixo desse valor, fixando-se em 2.753 euros por m2.

Na Área Metropolitana do Porto, a média apresenta-se 30% abaixo da capital regional, atingindo 2.087 euros por m2, enquanto que no Porto, o preço médio alcançou os 3.001 euros por m2, no 3º trimestre do ano.