Preços da habitação na Baixa e no Centro Histórico do Porto registam queda de 6,4%

Foram investidos 141,8 milhões de euros na aquisição de imóveis nas ARU’s da Baixa e no Centro Histórico do Porto, no primeiro semestre do ano.

Os preços da habitação no conjunto das ARU’s de Lisboa – Áreas de Reabilitação Urbana, e no Centro Histórico do Porto apresentaram uma queda de 6,4%, comparado ao semestre anterior. Neste período foram investidos 141,8 milhões de euros na aquisição de imóveis nestas áreas. Os dados são avançados pela Confidencial Imobiliário, que monitoriza o comportamento dos preços neste território, através do índice de Preços da Baixa e Centro Histórico do Porto.

A queda de 6,4% dos preços de habitação no Centro Histórico do Porto e nas ARU’s da Baixa são uma clara inversão ao que ocorreu no segundo semestre de 2021, onde os preços registaram um crescimento semestral de 11,6%.

A divergência no desempenho semestral dos preços em Lisboa e Centro Histórico do Porto não é incomum, uma vez que no decorrer dos últimos quatro anos é normal observarem-se alterações entre as variações positivas e negativas, algumas das quais com amplitudes vincadas.

A diminuição dos preços de habitação sucedeu a uma sólida valorização semestral, tendo causado efeito na variação homóloga dos preços, que fixou em terreno positivo, mas que travou de 13,7% no segundo semestre de 2021 para os 4,4% atuais.

No entanto, as alterações acentuadas entre as variações em termos semestrais registavam-se em contextos de contração ou estabilização do investimento imobiliário, sendo que neste momento se observa um período de expansão da atividade. Só no primeiro semestre de 2022, foram investidos cerca de 141,8 milhões de euros na aquisição de imóveis nas ARU’s de Lisboa e Centro Histórico do Porto, o que se traduz num crescimento de 28% face ao semestre anterior e que reposiciona a atividade em níveis de pré-covid.