Preços da habitação na baixa e centro histórico do Porto descem 8,2%

Os preços da habitação no conjunto das Áreas de Reabilitação Urbana da Baixa e do Centro Histórico do Porto registaram uma queda de 8,2% no segundo semestre de 2020, face ao semestre anterior e de 4,8% em comparação com o semestre homólogo.

No que se refere ao comportamento dos preços em cadeia e de acordo com o Índice de Preços da Baixa e Centro Histórico do Porto, monitorizado pela revista Confidencial Imobiliário,

a descida agora registada sucede a uma valorização de 3,7% no primeiro semestre, que veio inverter a trajetória observada no semestre anterior, no segundo semestre de 2019, no qual os preços tinham caído já 9,3%.

Ao longo dos últimos três anos, o comportamento dos preços em termos semestrais tinha oscilado entre variações positivas e negativas, algumas das quais com amplitudes acentuadas. Valores registados antes da pandemia, concluindo que em nada o problema de saúde pública vivido atualmente contribuiu para estas alterações.

O Índice de Preços da Baixa e Centro Histórico do Porto apresentado pela Confidencial Imobiliário acrescenta que em termos homólogos, embora desagravando a descida de 5,9% observada no primeiro semestre, a queda no segundo semestre de 2020 consolida um ciclo de três semestres consecutivos de perdas. Em resultado deste ciclo descendente, os preços neste território terminam o ano de 2020 num nível 13,7% abaixo do primeiro semestre de 2019.