Preço de venda das habitações em Portugal Continental aumentou 1,5% em fevereiro

Esta é a variação mensal mais robusta desde agosto.

De acordo com o índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, em fevereiro, o preço de venda das habitações em Portugal Continental aumentou 1,5%, face ao mês anterior, sendo esta a variação mensal mais robusta desde agosto, invertendo a tendência de suavização das subidas em cadeia dos últimos meses.

Os preços das habitações cresceram 17,1% em fevereiro, em termos homólogos, estabilizando o ritmo de valorização, após cinco meses a perder fôlego. A valorização homóloga alcançou um pico inédito de 21,1% em agosto do ano passado, tendo vindo a perder intensidade, em reflexo do abrandamento nas variações em cadeia.

Segundo o SIR – Sistema de Informação Residencial, o preço médio de venda dos fogos no país, em fevereiro (considerando um período acumulado de 3 meses), fixou-se em 2.106 euros por m2, apurando-se um valor médio por imóvel vendido de 222.704 euros.

De acordo com Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, “É, para já, precoce afirmar que o mercado vai retomar o anterior ritmo de valorização, quando os aumentos em cadeia se fixaram quase sempre em torno dos 2,0%. É necessário vermos o comportamento dos preços nos próximos meses, até porque este resultado de fevereiro provavelmente ainda não reflete o impacto das medidas anunciadas pelo Governo para a habitação. Nesta altura, o que sabemos é que continua a haver uma falta estrutural de oferta e que a procura, mesmo que em possível abrandamento, se mantém superior à capacidade de reposição de produto, num desequilíbrio que sustenta a continuidade de subida dos preços”.