Preço de venda das habitações com subida homóloga de 21,1% em agosto

O anterior pico de valorização rondou os 17,5% e ocorreu antes do início da pandemia.

De acordo com o Índice de Preços Residenciais relativos ao mês de agosto, ontem divulgado pela Confidencial Imobiliário, em reflexo das significativas subidas mensais verificadas ao longo deste ano, os preços de venda da habitação em Portugal (Continental) acumulam em agosto um aumento homólogo de 21,1%, registando um nível de valorização inédito no mercado nacional.

O Índice de Preços Residenciais acompanha a evolução dos preços de transação de habitação, sendo apurado a partir dos dados reportados ao SIR-Sistema de Informação Residencial desde 2007.

Os preços residenciais sobem mais de 1,0% por mês, desde o início de 2022, alcançando por duas vezes, em maio e julho, variações mensais de 2,5%. O mês em análise consolidou a trajetória de forte valorização mensal, apurando um aumento de 1,7% face a julho.

O anterior pico de valorização rondou os 17,5% e ocorreu imediatamente antes de surgir a pandemia. Desde março de 2021 que os preços retomaram a tendência de intensificação nas subidas, a qual tem sido especialmente vincada ao longo de 2022.

Segundo o comunicado da Confidencial Imobiliário enviado ao Brainsre News Portugal, “o comportamento esconde a heterogeneidade entre os mercados mais caros, liderados por Lisboa, e os mercados com níveis de preço mais baixo, como as periferias das Áreas Metropolitanas e outras segundas cidades do país. Ao passo que estes últimos mercados registam ritmos de valorização bastante mais fortes, os mercados com níveis de preços mais consolidados têm vindo a apresentar subidas mais contidas. É o caso de Lisboa, líder de preço a nível nacional e onde a valorização homóloga no 2º trimestre deste ano foi de 10,6%. Trata-se de um abrandamento face ao ritmo de subida de 13,5% verificado na capital no trimestre anterior, além de ser também um dos aumentos menos robustos quer entre as capitais de distrito quer no contexto da respetiva região metropolitana”.

No agregado do país, os preços médios de transação refletem bem a dinâmica de valorização. Considerando um período acumulado de três meses, o preço médio de venda das habitações em Portugal em agosto, ascendeu a 2.025€/m2, mantendo-se no patamar superior aos 2.000€/m2 que tinha sido atingido no 4º trimestre de 2021.