Portugal na lista dos 5 da europa que mais atrai investimento logístico

Portugal é considerado um dos mercados europeus mais atrativos para expansão de operações de logística.

A análise da consultora imobiliária internacional Savills evidencia que a pandemia definiu novos parâmetros nas necessidades de armazenamento e fez crescer o comércio eletrónico. Ambos os fatores estiveram na origem do crescimento do setor da Logística na Europa. Segundo a Savills, Portugal encontra-se na lista dos cinco países europeus que conseguem atrair mais investimento para o setor logístico, ficando apenas atrás de França, Alemanha, Espanha e Itália.

A consultora destaca também, o papel que a pandemia exerceu no aumento da dinâmica de procura desta classe de ativos, conclusão da análise “European Real Estate Logistics Census”. Nos últimos meses, este segmento registou um impacto positivo, fruto da reconfiguração das necessidades de armazenamento originadas pelos confinamentos e pelo consequente aumento do comércio online, que obrigou a uma redefinição das necessidades das capacidades de armazenamento.

Face à alteração dos padrões de comportamento no setor logístico, prevê-se o reshoring de algumas operações. Assim sendo, prevê-se que 68% dos operadores adotarão posturas mais cautelosas e procurarão reduzir a exposição aos riscos ainda associados à incerteza do panorama pandémico, como disrupções no transporte marítimo e o aumento do preço dos combustíveis. Esta abordagem pode verificar-se também na reorientação das atenções de muitos investidores para mercados de capitais mais core, como França, Alemanha e Reino Unido, um fenómeno que se tem observado um pouco por todo o continente europeu. Deverão também aumentar a sua capacidade de armazenamento para acomodar o crescimento da procura através de plataformas online. Por outro lado, a escassez de ativos representa o maior obstáculo ao crescimento do setor logístico na Europa.

Dos operadores logísticos, cerca de 95% estimam que precisarão de mais ou do mesmo espaço de armazenamento ao longo dos próximos três anos, sendo que 47% afirma que é muito provável que venha a expandir a sua capacidade de armazenamento. Deste modo, 36% dos ocupantes deverão expandir as suas instalações logísticas em mais de 40 mil m2, e 44% entre os 10 mil e os 40 mil m2.

Segundo a Savills, para os operadores logísticos, França (44%), Alemanha (43%), Espanha (39%), Itália (26%) e Portugal (24%) são os mercados que figuram no topo das preferências dos ocupantes que pretendem aumentar a sua capacidade de armazenamento na Europa, sendo mercados capazes de atrair cada vez mais investimento em logística. A localização dos imóveis continua no topo da lista das preocupações dos investidores, com 89% dos respondentes ao inquérito da Savills a considerá-lo o fator mais importante.

Pedro Figueiras, Associate Director de Industrial & Logistics da Savills Portugal, antevê para 2022 “A continuação da tendência de maior necessidade de área Logística e Industrial, ao mesmo tempo que deverão ser anunciados vários novos projetos por parte dos promotores logísticos. Porém, a pressão de escassez de área de logística dever-se-á manter, dado que só é expectável que estes projetos se concluam em meados de 2023 e 2024, o que permite antever a continuação da tendência de pré-arrendamentos observada em 2021”.

A Savills Portugal é uma consultora imobiliária com uma rede internacional que conta com mais de 39.000 profissionais. Com um total de 600 escritórios e com presença significativa na Europa, Ásia Pacifico, África, América e Médio Oriente. Desde janeiro de 2018 em Portugal, através da aquisição da Aguirre Newman, a consultora presta serviços de assessoria a clientes de renome nacional e internacional.