Portugal é o segundo país mais atrativo para instalar indústrias

Existe uma tendência para aumentar a produção para locais mais próximos dos locais de consumo.

De acordo com o estudo da Savills que analisa as grandes tendências no imobiliário à escala global “Impacts”, Portugal é o segundo país mais atrativo para instalar indústrias numa lógica de nearshoring. Em primeiro lugar surge a da República Checa e Portugal está à frente de países como a Áustria, Taiwan, Reino Unido, Japão, Canadá, Finlândia, Polónia ou Suécia.

Portugal pode desta forma, vir a afirmar-se como uma das principais alternativas para a deslocalização de indústrias. Segundo a consultora “a pandemia, as tensões geopolíticas e a crescente importância da sustentabilidade para os consumidores estão a mudar a forma como a sociedade pensa sobre a globalização e as cadeias de abastecimento que foram previamente organizadas para minimizar custos”, lê-se no comunicado enviado ao Brainsre News Portugal.

Existe cada vez mais procura pelos investidores nas empresas com bons critérios de Sustentabilidade, o que está a pressionar os fabricantes para melhorar seu desempenho ESG e forçá-los a reconsiderar as cadeias de abastecimento. Consequentemente existe uma tendência para aumentar a produção para locais mais próximos dos locais de consumo. Assim surge o nearshoring, em detrimento do modelo seguido nos últimos anos de produção offshoring, onde os custos de mão de obra são mais baixos, mas onde os critérios ESG são ainda muito baixos.

Se por um lado, a Covid-19 demonstrou que uma cadeia de abastecimento complexa e dispersa pode ser interrompida, por outro lado a invasão russa da Ucrânia pode, nas palavras do FMI, “alterar fundamentalmente a ordem económica e geopolítica” a longo prazo.

De acordo com Pedro Figueiras, Associate Director de Industrial e Logística da Savills, “Portugal tem feito um caminho muito relevante nas diferentes vertentes ESG, o que a par com outros parâmetros levam a sermos neste momento uma das melhores alternativas para deslocalizar investimentos na indústria”. O responsável acrescenta que “o segmento de Logística já estava a assistir a um forte crescimento de investimento. Também na área da indústria há um interesse cada vez maior, tendência que esperamos que se mantenha, o que serão excelentes notícias para o nosso país”.

Os fabricantes estão pressionados para melhorar o seu desempenho no âmbito da ESG, o que os obrigará a reconsiderar cadeias de abastecimento globalizadas. Segundo a Savills, uma pesquisa da PWC realizada em setembro de 2021 descobriu que cerca de 80% dos investidores consideravam as políticas ESG importantes na tomada de decisão de investimento e 50% estavam dispostos a mudar de empresa caso esta não tomasse medidas suficientes neste sentido.

O Savills Nearshoring Index mostra uma correlação negativa entre o custo da mão de obra e as credenciais de ESG em todos os mercados, com os destinos tradicionais de offshoring de baixo custo a demonstrarem um desempenho negativo entre as normas ambientais e de proteção do trabalho. A alteração para um modelo de nearshoring levaria a uma alteração significativa no que respeita aos mercados mais atraentes.