Porto vai ter três novas residências universitárias

As novas residências vão trazer à cidade do Porto mais 270 camas para estudantes.

A câmara municipal do Porto e a Universidade do Porto vão avançar com projetos diferenciados para três novas residências universitárias. O anúncio foi feito através do município do Porto, as novas residências vão trazer à invicta mais 270 camas para estudantes.

A funcionar já no próximo ano letivo, estará a primeira residência para estudantes no centro histórico do Porto, nas instalações requalificadas do antigo Centro Social da Sé, na Rua da Bainharia. O espaço que contará com cerca de 20 camas foi cedido e renovado pela Câmara Municipal.

O acordo que já se encontra fechado surge no âmbito de um projeto piloto de gestão partilhada de residências de estudantes estabelecido entre a autarquia, a Federação Académica do Porto e a Universidade do Porto.

Estão a ser estudadas, entre o município e a Universidade do Porto, candidaturas conjuntas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que possibilitem a mobilização de fundos comunitários para a construção em parceria de mais duas residências na cidade.

Uma será no Morro da Sé, no centro histórico da cidade, onde está prevista uma área de construção de 6750 m2, com um investimento estimado na ordem dos 7 milhões de euros. A terceira com investimento entre os 6 e os 6,5 milhões de euros será no Monte Pedral, na Constituição, a área de construção prevista rondará os 5000 m2.  De acordo com o comunicado, estas estruturas permitirão acomodar cerca de duas centenas de estudantes em zonas da cidade que dispõem de fáceis acessos e várias opções de transportes públicos.

No início da passada semana, as candidaturas foram alvo de análise numa reunião promovida pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, com o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, com participação da vereadora com o pelouro da Educação, Catarina Araújo, o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, e o chefe de gabinete Vasco Ribeiro. A U.Porto esteve ainda representada pelo vice-reitor, José Castro Lopes, e pelo pró-reitor, Pedro Alves Costa.