Portefólio Land Bank à venda por 400 milhões de euros

O potencial de construção da carteira de ativos alcança os 490,000 m2.

O portefólio Land Bank, composto por cinco ativos para promoção imobiliária, com um valor comercial de cerca de 400 milhões, vai ser comercializado, com apoio da JLL e CBRE.

A JLL e a CBRE vão colocar no mercado o portfólio de Land Bank, composto por cinco ativos para promoção imobiliária localizados nas regiões de Lisboa e do Algarve.  Esta carteira agrega uma área potencial de construção de cerca de 490.000 m2. O objetivo do vendedor, o Novobanco, é finalizar este processo de comercialização ainda no decorrer de 2023.

Na região de Lisboa, mais de 130.000 m2 dizem respeito a um terreno localizado na zona das Amoreiras, onde está previsto o desenvolvimento de habitação, escritórios e retalho. Outros 88.000 m2 de potencial de construção correspondem a um segundo ativo na zona do Parque das Nações, que permite o desenvolvimento de um projeto de escritórios, serviços e retalho. Ainda na região, o concelho de Oeiras acolhe outro dos ativos, um terreno inserido no empreendimento Cabanas Golf, que conta com uma área bruta de construção potencial de 80.000 m2 para habitação, turismo e retalho.

Já na região do Algarve, o portfólio engloba um terreno em Portimão, que possui mais de 110.000 m2 de área potencial de construção junto à marina, e onde poderá vir a nascer habitação, turismo e retalho. Não muito longe, junto à vila do Carvoeiro (concelho de Lagoa) fica o último destes ativos, que prevê mais de 68.000 m2 de construção de uso turístico e residencial na afamada zona de Benagil.

De acordo com Gonçalo Santos, Head of Capital Markets da JLL Portugal, “Numa altura em que constatamos uma escassez de terrenos de qualidade para promoção, sobretudo junto aos grandes centros residenciais e turísticos, a chegada deste conjunto de ativos ao mercado é muito relevante e oportuna. São terrenos muito bem localizados, para a promoção de projetos de referência no panorama nacional, com uma escala significativa, em zonas onde praticamente já não existem muitas oportunidades para o desenvolvimento de projetos de construção nova e de qualidade, como é o caso das Amoreiras. Por todas estas razões, estamos confiantes de que irão despertar a atenção de grandes promotores e investidores, tanto internacionais como nacionais, que procuram novas oportunidades para investir e para quem a escala é, a par da localização, um fator crítico”.

Segundo Nuno Nunes, Senior Director de Capital Markets da CBRE, “Esta é uma oportunidade de investimento única para promoção imobiliária em Portugal. A escala dos ativos, as suas localizações e mix de usos, fazem deste um portefólio de elevadíssima qualidade e até raridade. Os usos nas diferentes localizações contemplam diversos setores, desde residencial, turístico e escritórios. Estamos convictos que esta oportunidade irá despertar um grande interesse na comunidade de promotores e investidores nacionais e internacionais, que olham para esta operação como uma excelente oportunidade para entrar ou expandir a sua pegada imobiliária no nosso país”.