“Os nossos principais desafios correspondem aos nossos novos objetivos” – Bruno Rêgo – Portugal Office Director | ISG Iberia

A ISG é uma empresa especialista em tornar os espaços interiores adequados para os mais variados tipos de ocupação, processo esse designado por Fit-Out. Bruno Rêgo tem o cargo de Portugal Office Director | ISG Iberia e em entrevista ao Brainsre News Portugal explicou-nos um pouco sobre a origem da ISG, o mercado em que atuam e quais os planos para o futuro. Bruno Rêgo, que trabalha há 16 anos no setor imobiliário, ocupou o lugar na ISG em janeiro deste ano, altura em que a multinacional abriu portas em Portugal.

Em quase três décadas de existência, a ISG está agora presente em 22 países, tendo faturado 2,2 bilhões de euros em 2021, a ISG Iberia é líder de mercado em Espanha com um volume de faturação de 152 milhões.

Com a abertura do escritório em Lisboa, a empresa completou a estratégia da presença Ibérica, apostando em assegurar um serviço global aos seus clientes. A sua área de negócio está muito focada nos fit-out’s, no entanto tem também uma forte presença nos Data Centers.

Bruno Rêgo – Portugal Office Director | ISG Iberia

Qual a origem da empresa ISG Iberia e qual o principal objetivo e missão?

Com mais de 20 anos de experiência, tornámo-nos líderes no sector da construção em Espanha e agora estamos a trabalhar intensamente para o fazer em Portugal.

A estratégia da ISG é de ter uma presença Ibérica com escritórios em Lisboa, Madrid e Barcelona.

Há 9 anos que fazemos parte da empresa internacional ISG. Esta sinergia levou-nos a expandir os nossos negócios e solidificar a nossa empresa não só financeiramente, mas também em termos de novos conhecimentos e de melhores e mais modernas formas de construção.

Concentramo-nos sempre no cliente final e a nossa missão é compreender a sua visão, e não ficaremos satisfeitos até alcançarmos o espaço necessário para que tal empresa trabalhe num ambiente seguro, criativo e dinâmico. Os nossos clientes voltam a nós devido às equipas qualificadas e especializadas, selecionadas especificamente pensando neles e na sua missão. Nós combinamos sempre em cada projeto as pessoas certas para o trabalho, mantendo o foco nas suas necessidades e exigências.

Estamos empenhados em criar uma experiência inigualável para o cliente, e queremos ter um efeito positivo sobre as pessoas, no meio e nas comunidades com quem trabalhamos. Acreditamos que os melhores resultados provêm de objetivos partilhados, apoio mútuo e práticas inclusivas. Como resultado, nunca nos desresponsabilizamos; não temos medo de ter conversas difíceis, e estamos empenhados em ser sempre pró-ativos, construtivos e prestáveis.

Em que segmentos de mercado se focam mais e qual o tipo de clientes a que destinam os vossos serviços?

Nós somos especializados em executar fit-out’s de escritórios, retalho, clínicas, laboratórios, ginásios, remodelações de hotéis, centros comerciais, mas também temos uma forte espacialização na área tecnológica com os data centers.

Os nossos serviços são direcionados maioritariamente para os clientes finais, empresas, proprietários, investidores, fundos, mas também para gestores de projetos, gabinetes de Arquitetura e/ou Engenharia.

Considera que com a pandemia, o segmento dos escritórios é um dos que sofreu mais alterações?

O mundo inteiro mudou! Todos os sectores de atividade mudaram! O semento dos escritórios não foi exceção.

Penso que esta pandemia mostrou que temos de estar preparados para a mudança, temos de saber enfrentar qualquer desafio e saber como nos adaptar. A adaptação é sem dúvida a maior aprendizagem de tudo o que tem acontecido nos últimos tempos.

Agora, quando se trata de escritórios, sim, houve definitivamente uma mudança significativa nos escritórios com o desenvolvimento do trabalho à distância. Os escritórios mudaram para serem espaços onde as pessoas se reúnem para trabalhar em equipa. Essa adaptação advém da transformação dos atuais layout’s, criando menos compartimentações, mais zonas colaborativas, espaços de reuniões informais, maiores e melhores zonas de estar promovendo o convívio entre equipas, partilha de conhecimento, podendo “pensar empresa”, mas acima de tudo, tentar criar um equilíbrio vida-trabalho positivo (life-work).

Na verdade, a ISG está a elaborar o seu primeiro relatório de estudo sobre o futuro dos nossos escritórios. Este estudo olha para além do local de trabalho para compreender os maiores riscos para os nossos ativos, de modo a podermos tomar medidas para os ultrapassar, alcançar um retorno do investimento a longo prazo e mobilizarmo-nos para os desafios de amanhã.

Esta iniciativa visa demonstrar que todos aqueles que adaptaram e investiram no local de trabalho viram ganhos mensuráveis para o seu pessoal e para os seus negócios, num leque mais vasto de sectores, tanto antes como depois da pandemia.

No dia 28 de Setembro, estamos a promover um evento híbrido onde discutiremos este tópico com figuras de destaque do nosso sector. Ficaremos muito satisfeitos que assistam ao evento.

Quais os principais desafios e tendências que encontra atualmente?

Os nossos principais desafios correspondem aos nossos novos objetivos.

Queremos fazer as coisas bem feitas (Right thing first) e é por isso que estamos comprometidos com as três principais diretrizes, o Ambiente, o Social e a Governança das empresas, o que atualmente é conhecido por ESG (environment, social, government). Sabemos que é um tópico que já é muito falado em todos os sectores, mas é um ponto de crucial para nós. Um jogo de mudança “Game Changer”. Preocupa-nos, ocupa-nos e guiar-nos-á para inovar e criar novas formas de fazer as coisas num sector que não mudou muito ao longo do tempo.

Pode partilhar um pouco que tipo de projetos tem hoje em cima da mesa? Que conceitos e estratégias estão presentes nestes projetos?

Temos uma vasta gama de projetos, desde Centros de Dados, remodelação de Hotéis, Escritórios e Retail. Em todos os nossos projetos, o nosso objetivo é trabalhar lado a lado com o cliente. Fazer parte da sua equipa e trabalhar para o mesmo objetivo. Não estamos interessados em fazer projetos apenas para os realizar. Estamos interessados em envolver-nos, preocupamo-nos, damos valor e sabemos como ouvir o cliente. Além disso, não nos esquecemos da Segurança nas nossas obras e do Ambiente.

O que perspetiva a médio e longo prazo e quais os planos para o futuro?

O meu principal objetivo agora é darmo-nos a conhecer no nosso país, e que melhor forma de nos apresentarmos do que dando grandes resultados.

Apostar numa equipa experiente e multidisciplinar, através da qual possamos ganhar a confiança dos nossos clientes. Responder de igual forma a todos os clientes, tendo como premissas, a Qualidade é um imperativo, a Segurança é um imperativo, a Sustentabilidade é um imperativo e a Equipa tem de ser a melhor.

Leia também o artigo A arte de bem “vestir” os escritórios