ORES e Square AM acordam permuta de imóveis ocupados pelos supermercados Pingo Doce e Continente

O departamento de Capital Markets da JLL assessorou a operação.

O valor da operação de swap de ativos imobiliários em Portugal é confidencial, sabendo-se, no entanto que é designada por “Projeto Eder”. A espanhola ORES e a Square AM acordaram a permuta de imóveis ocupados pelos supermercados Pingo Doce e Continente, envolvendo uma área total em torno dos 24.270 m² com o apoio da consultora JLL.

O departamento de Capital Markets da JLL assessorou dois investidores imobiliários, a sociedade gestora portuguesa Square AM e a socimi espanhola ORES, detida pelo Bakinter e pela Sonae Sierra, que também é responsável pela sua gestão, no processo de permuta de ativos de retalho.

Em causa está a permuta de dois supermercados operados pelo Pingo Doce nas localidades de Lordelo (Paredes) e da Póvoa de Santo Adrião (Loures), com uma área total de 7.600 m², e até aqui detidos por um fundo imobiliário gerido pela Square Asset Management; por um supermercado operado pelo Continente em Santo António dos Cavaleiros (Loures), com uma área bruta locável de 16.671 m² e que estava na posse da socimi espanhola desde 2018.

De acordo com Gonçalo Santos, Head of Capital Markets da JLL, “esta é uma operação que atesta o interesse crescente dos investidores por ativos relacionados com o retalho alimentar, uma tendência que não é exclusiva a Portugal e que veio acentuar-se durante o contexto da pandemia. Ainda que não seja um modelo de negócio muito comum no mercado nacional, o acordo para a permuta destes supermercados vem também colocar em evidência a confiança dos investidores no desempenho deste tipo de ativos a médio e longo prazo, fazendo todo o sentido numa lógica de otimização e de rotação dos ativos em carteira por cada um destes veículos”.

A JLL é uma empresa líder de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento. A consultora pretende construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, utilizando a mais avançada tecnologia para criar oportunidades vantajosas, espaços extraordinários e soluções imobiliárias sustentáveis para os seus clientes, as suas equipas e a comunidade.