OptylonKrea lança fundo de 150 milhões de euros

A OptylonKrea foi escolhida pela STAG Fund Management.

A empresa pan-mediterrânica de promoção imobiliária e gestão de investimentos, OptylonKrea torna-se General Partner da sociedade gestora de capital de risco Stag Fund Management, para lançar um novo fundo de 150 milhões de euros.  O Prima Europe Fund é dirigido a investidores que procuram beneficiar do regime de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI), os chamados ‘Vistos Gold’, através do investimento nas branded residences Prima Collection.

Presente em Portugal desde 2015, a OptylonKrea e Fund Advisor em três fundos de investimento de acesso a Vistos Gold, identifica grandes oportunidades no contexto de retoma económica pós-Covid e aponta Portugal como um dos países que mais irá beneficiar das mudanças motivadas pela crise pandémica, tanto na forma de trabalhar como de viajar.

De acordo com William Tonnard, presidente e COO da OptylonKrea, joint venture entre a turca Krea e a portuguesa fundada por franceses Optylon Capital, “Acreditamos que o número de nómadas está a aumentar em todo o mundo, pessoas que não estão ligadas a um local específico, mas a valores comuns. Por isso, decidimos reposicionar a nossa marca, para servir os viajantes, bem como os expatriados e os locais que procuram juntar o coliving e o coworking”. O responsável acrescenta ainda que “A pandemia atingiu de forma particularmente severa o setor da hotelaria e alojamento desde 2020, mas a nossa marca de residências Prima Collection revelou-se muito mais resiliente em comparação com as marcas de hotéis”, adianta.

Segundo o comunicado da empresa, estudos apontam para que o mercado de branded residences, unidades residenciais pertencentes a uma marca de alojamento de renome, cresceu 236% em todo o mundo nos últimos 10 anos, devendo manter uma expansão continuada ao longo da próxima década. Este segmento imobiliário, que pode atingir um prémio de até 31%, em comparação com non-branded residences, deverá registar um aumento nas quotas de mercado nos principais países mediterrâneos nos próximos anos, esperando-se que alcance 50% do mercado europeu e cerca de 10 % do mercado global, suportado principalmente por grandes projetos em Portugal, Turquia e Espanha. Prova disso são as taxas de ocupação das residências Prima Collection em Lisboa, que atingiram 78,56% em 2020, o que compara com uma taxa de cerca de 21% nos hotéis.

“É uma ótima oportunidade podermos contar com a experiência e track record da OptylonKrea, neste que é um dos 7 fundos que temos atualmente sob gestão. A STAG, desde a sua criação, tem revelado um crescimento sustentado, que é inegável. O lançamento deste fundo não só vem confirmar essa nossa política de crescimento, sendo, igualmente, manifestação inequívoca da elevação do patamar de qualidade em que pretendemos colocar a STAG”, refere Sean Dowden, Presidente do Conselho de Administração da STAG.

A pandemia e o teletrabalho terão impactos nos hábitos de viagem dos consumidores, é neste contexto que a OptylonKrea decide redefinir a sua marca Prima Collection, nascida em Lisboa, e adaptá-la às novas especificidades do mercado, ao mesmo tempo que prepara a expansão para outros destinos mediterrânicos, com o objetivo de chegar até 25 novas localizações nos próximos cinco anos. As residências Prima Collection definem-se como “um novo género no coliving” que cruza o lifestyle característico das branded residences com um contacto local e cultural.

De acordo com Hakan Kodal, chairman da OptylonKrea, “no caso do programa português de Vistos Gold, a classe Imobiliário tem estado em constante evolução desde 2013, embora tenhamos assistido a uma tendência crescente para investimentos de menor dimensão – opções de 350 mil euros em imóveis e fundos de capital de risco nos últimos 2-3 anos”. O responsável acredita ainda que com as próximas mudanças regulatórias nas classes de ativos elegíveis do programa e requisitos mínimos de investimento, as branded residences ganharão definitivamente mais tração no mercado.