OptylonKrea e STAG adquirem Terminal K em Alfama para transformar em apart-hotel

O edifício localizado em Alfama, próximo do terminal internacional de cruzeiros de Lisboa e da estação de Santa Apolónia, disponibiliza 7.000 m2.

A empresa pan-mediterrânica de promoção imobiliária e gestão de investimentos, OptylonKrea, adquiriu em conjunto com a Stag Fund Management, o Terminal K, o valor da operação não foi revelado. O edifício localizado em Alfama, próximo do terminal internacional de cruzeiros de Lisboa e da estação de Santa Apolónia, disponibiliza 7.000 m2.

Adquirido à Cerberus Capital Management, o imóvel será reabilitado e transformado num apart-hotel da marca de unidades residenciais da OptylonKrea, a Prima Collection, que terá ali a sua sexta localização. Este é o 13º investimento da OptylonKrea em Portugal, confirmando a confiança do grupo no mercado imobiliário nacional e o otimismo em relação à recuperação económica pós-Covid.

Segundo com William Tonnard, presidente e COO da OptylonKrea,”Estamos extremamente satisfeitos com a conclusão deste contrato, que acredito ser um forte incremento ao portefólio da OptylonKrea e à nossa marca cada vez maior de unidades residenciais Prima Collection. Com a excelente localização do edifício, a poucos metros do recém-construído terminal de cruzeiros, aliado à promissora recuperação da atividade turística em Portugal em 2022, sentimos que o momento era o ideal para esta aquisição”. O responsável acrescenta ainda que “Com este projeto estruturante, pretendemos melhorar a oferta hoteleira e elevar a qualidade do serviço  na cidade, ao mesmo tempo que trazemos uma nova vida a esta área rica em história”.

O Terminal K conta com o projeto do premiado arquiteto Saraiva & Associados, que vai transformar uma área industrial/residencial do século XIX num novo destino de lifestyle, parte da marca de unidades residenciais Prima Collection. Com um total de 74 unidades residenciais, o novo apart-hotel terá acesso a um pátio interior, e uma piscina exclusiva no último piso com vista para o rio Tejo. O empreendimento conta ainda com uma área de retalho de 1.000 m² localizada no andar térreo, que foi também comprada pelo NEXT Capital Fund, gerido pela Stag Fund Management, e que será arrendada a grandes marcas do retalho.

O Terminal K é a 6ª localização da marca Prima Collection, a OptylonKrea aproveitou a oportunidade para rever a sua marca de unidades residenciais, nascida em Lisboa, e adaptá-la às novas especificidades do mercado, ao mesmo tempo que prepara a expansão para outros mercados mediterrânicos, com o objetivo de chegar até 25 novas localizações nos próximos cinco anos.

De acordo com Hakan Kodal, chairman da OptylonKrea, “Decidimos reposicionar a nossa marca, para servir não só os viajantes, mas também os expatriados e os locais em busca de experiências de co-living e co-working”.

A Optylon Krea é uma empresa pan-mediterrânea de promoção imobiliária e gestão de investimentos que foi criada através da joint venture entre a turca Krea e a portuguesa fundada por franceses Optylon Capital, em 2019.  O grupo já investiu um total de 1,7 mil milhões de euros em 31 ativos – residenciais, projetos multiuso e unidades comerciais – em 8 cidades diferentes em Portugal, Turquia e Roménia.

A Stag Fund Management é uma empresa de gestão de fundos de private equity e venture capital, registada e sujeita à supervisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A gestora faz parte do Grupo Dixcart, uma empresa independente de consultores financeiros internacionais criada em 1972. A STAG gere atualmente sete fundos de private equity, focados no investimento de capital de risco de países de todo o mundo, principalmente em empresas portuguesas.