Onires investe 20 milhões num projeto urbanístico em Braga

O projeto conta com a assinatura do atelier Carvalho Araújo e Big Arquitetura e especialidades a cargo da BO Associados.

Através da sua participada OniRodrigues, O Grupo Onires, acaba de confirmar um importante investimento imobiliário no centro histórico da Cidade de Braga. Em causa está um projeto urbanístico, que representa um investimento de 20 milhões de euros, cuja qualidade arquitetónica permitirá consolidar a atual malha urbana na zona do Campo da Vinha.

O Edifício Carvalhal reforça assim a oferta habitacional no coração da cidade de Braga, bem como a oferta ao nível do comércio e serviços, potenciando a revitalização e o rejuvenescimento do centro histórico.

Com assinatura do atelier Carvalho Araújo e Big Arquitetura e especialidades a cargo da BO Associados, o projeto permitirá, na fase de construção, criar cerca de 400 empregos diretos, terá um total de 60 apartamentos habitacionais com lugares de estacionamento e 10 frações destinadas a comércio e serviços, com as obras já iniciadas.

A implantação do Edifício Carvalhal engloba terrenos com frente para o Campo da Vinha, para a rua do Carvalhal e para o caminho pedonal que liga o Campo da Vinha ao largo de S. Francisco, num traçado próximo daquele que percorre o túnel que por aí passa no subsolo.

De acordo com João Rodrigues Serino, administrador do Grupo Onires, “esta é, em valor de investimento financeiro e em potencial gerador de emprego, a maior obra de sempre ao nível da reabilitação urbana da cidade de Braga. O Edifício Carvalhal, cujo projeto contempla a regeneração e a requalificação do espaço público envolvente, é uma aposta da OniRodrigues e acreditamos que se tornará numa referência da arquitetura Bracarense, será um verdadeiro ícone da cidade”.

O responsável acrescenta ainda que “Esta obra constitui uma mais-valia que proporcionará a Braga, uma cidade cada vez mais cosmopolita, a fixar locais e não locais e que está perfeitamente alinhada com o conceito de viver no centro histórico. Depois desta terrível pandemia que paralisou a economia e levou muitos ao desemprego, este é o projeto certo para assinalar o arranque de uma nova fase, com confiança no futuro”.