“O potencial de Portugal como destino de investimento em logística tem aumentado nos últimos anos” – Jens Hoeper, Head Investment Management Logistics at Aquila Group

Jens Hoeper, Head Investment Management Logistics at Aquila Group

O Aquila Group reforçou a sua presença em Portugal, com a expansão do seu escritório, após as recentes notícias do primeiro investimento da marca Green Logistics do Aquila Group, com o complexo Rainha Green Logistics Park, na Azambuja.

Em entrevista ao Brainsre News Portugal, Jens Hoeper, Head Investment Management Logistics at Aquila Group, fala-nos um pouco sobre as estratégias e projetos em Pipeline para os próximos anos.

O Aquila Group reforçou recentemente a sua presença em Portugal, com a expansão do escritório já existente. Como avalia este aumento da equipa em Lisboa?

A expansão do nosso escritório de Lisboa para mais um piso no início deste ano responde ao crescimento das nossas diferentes atividades de negócio no país. O Grupo Aquila está empenhado no mercado português e para 2023 esperamos continuar a crescer.

Com o aumento do nosso negócio, a nossa equipa local também está a crescer. Na nossa equipa de logística, nomeámos no início deste ano Miguel Costa como Gestor Comercial de Logística. Para nós, a gestão local dos nossos projetos é essencial para garantir o sucesso dos mesmos. Assim, as nossas equipas cobrem toda a cadeia de valor e o tempo de vida dos ativos.

Este crescimento é o resultado do primeiro investimento, de cerca de 100 milhões de euros, da marca Green Logistics do Aquila Group, com o complexo Rainha Green Logistics Park, na Azambuja?

Como já referi, o crescimento da nossa equipa é o resultado do aumento da nossa atividade em Portugal, nos dois sectores em que estamos presentes: logística e energias renováveis.

Portugal é um mercado muito interessante porque oferece condições óptimas: localização geográfica estratégica, abundância de recursos naturais, enquadramento legal e seguro, aposta nas energias renováveis e na sustentabilidade, entre outros. Para a logística, Portugal é um mercado importante que esperamos que continue a crescer nos próximos anos.

Esta é a razão pela qual aumentámos as nossas atividades no país e porque continuaremos a monitorizar e a explorar novas oportunidades.

Como é que o Aquila Group avalia o potencial de investimento no segmento da logística no país?

No Grupo Aquila vemos o mercado logístico português ainda com uma elevada procura de armazéns logísticos modernos e de elevada qualidade. O potencial de Portugal como destino de investimento em logística tem aumentado nos últimos anos, principalmente devido ao efeito de recuperação de espaços logísticos modernos e sustentáveis em comparação com os países do Norte da Europa, ao crescimento constante do comércio eletrónico que levou à necessidade de encontrar soluções de armazenamento flexíveis, bem como à localização estratégica de Portugal e às suas excelentes ligações. Portugal é um hub entre continentes: como porta de entrada para a Europa e como plataforma de ligação entre este continente, as Américas e África.

Qual é o plano de expansão para Portugal e como é que os vossos projetos se enquadram nos temas e critérios de sustentabilidade?

Como já foi referido, no Grupo Aquila consideramos Portugal um mercado muito atrativo. Neste sentido, esperamos anunciar em breve o desenvolvimento de mais um projeto logístico.

Quanto aos critérios de sustentabilidade, os nossos investimentos em projetos logísticos verdes e sustentáveis visam ter um impacto positivo tanto no ambiente como na sociedade. Neste sentido, a nossa estratégia inclui: a conceção de telhados com capacidade para acomodar grandes instalações de painéis solares fotovoltaicos, assegurando que os nossos projetos cumprem os mais elevados padrões de sustentabilidade e eficiência energética, com o objetivo de alcançar elevados níveis de certificação sustentável (BREEAM, LEED, etc.) e a optimização dos nossos projetos para reduzir a sua pegada de carbono.

Como é que o Aquila Group avalia o risco e o retorno de investimentos em infraestruturas como o Rainha Green Logistics Park?

Só desenvolvemos projetos cujo sucesso esteja assegurado em termos de procedimentos administrativos.

Qual o pipeline de projetos do Aquila Group em Portugal nos próximos anos e quais são as estratégias e projetos?

Estamos a trabalhar no sentido de consolidar a nossa presença no mercado português. Neste sentido, esperamos comunicar em breve o desenvolvimento de um novo projecto no país.

No Grupo Aquila avaliamos as novas oportunidades de investimento caso a caso, uma vez que estas têm de obedecer a critérios rigorosos. Temos elevados padrões de exigência quando investimos e desenvolvemos projetos logísticos, tais como a proximidade a centros de transporte para minimizar as emissões de carbono relacionadas com o transporte, excelentes localizações e ligações excecionais, entre outros.

Dito isto, no que diz respeito ao nosso pipeline de projetos para os próximos anos, continuaremos a avaliar novas oportunidades que possam acrescentar valor através da combinação de sustentabilidade, condições de aluguer atrativas e localização estratégica.