A Zome Pr1me está a viver um momento de verdadeira ascensão no mercado imobiliário, prova disso é ter aumentado a presença em Lisboa para 6 Hubs, quando anteriormente tinha somente 3, na capital. Este crescimento acontece em plena pandemia e Bruno Coelho explica melhor ao Brains.re News Portugal, o modelo de negócio e a política de atração e retenção de talentos praticada pela empresa.
Num ano considerado atípico como explica que a Zome Pr1me, tenha aumentado presença em Lisboa para 6 Hubs?
O aumento, no último ano, de 3 para 6 Hubs estava no plano de crescimento do Grupo Zome Pr1me e resulta de um trabalho com mais de 20 anos a operar no mercado imobiliário. Estamos a crescer 37%, comparativamente ao ano passado, e estamos convictos que a nossa equipa e o setor continuarão a crescer nos próximos anos. Esta evolução é também sinónimo da elevada qualidade e produtividade dos nossos Consultores e de toda uma equipa e estrutura que apoia e consolida a sua estratégia de crescimento e negócio.
Os nossos Consultores conquistaram os seus clientes através da sua dedicação, esforço e determinação perante as várias adversidades do mercado e a sua oscilação de valores. É em momentos adversos como o que vivemos, nos últimos dois anos, que determinamos o sucesso de uma marca e do seu posicionamento no mercado. A resiliência e a estabilidade da equipa perante situações incontroláveis, como a de uma pandemia mundial, definem o caráter e profissionalismos dos consultores Zome Pr1me.
Como define e em que assenta o modelo de negócio da Zome Pr1me?
A Zome distingue-se no mercado imobiliário através de um modelo único de evolução de carreira. Este plano contempla quatro fases distintas: Azimute Zero, Academia Startup, Lift Zome e T4.
O processo inicia-se com o Azimute Zero, os primeiros passos, que tem o intuito de formar um novo consultor através dos conceitos básicos e práticos da profissão, para começar de forma bem-sucedida a sua carreira.
Após realização do Azimute e integração na equipa, o Consultor Produtivo da Zome integra um segundo nível de programa de treino – a Academia Startup – que engloba várias atividades práticas e o prepara para a ação dentro do terreno com o acompanhamento permanente de um Business Coach, que irá constantemente focar o seu tempo na progressão de carreira do consultor.
Numa fase mais avançada, o consultor integra o Lift Zome – um programa avançado de Business Coaching, desenhado para elevar os níveis de produtividade dos consultores, com novas ferramentas e um programa de treino executivo designado por Lift Academy, com a duração de um mês e com quatro edições anuais, na qual são aprofundados os temas de Leadership, Innovation, Focus and Training.
Por fim, o T4 Zome, é um modelo com uma forte componente de reforço das competências de gestão e liderança, no qual o consultor é formado e acompanhado no processo de transição para gestor da sua própria equipa, passando assim a construir uma nova fase do seu negócio.
No final deste programa de treino, o consultor terá os 4T’s claramente definidos: Teu Propósito, Teu Negócio, Teu Processo e a Tua Equipa.
Numa época que a ascensão da era digital é cada vez mais proeminente e tendo sido a Zome, distinguida, dois anos consecutivos, pela Revista Exame, como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em Portugal, deve-se também este galardão ao fato da Zome ser uma empresa tecnológica do setor imobiliário?
Sim, a Zome desde o início que assumiu a importância da era digital no desenvolvimento de negócio e, desta forma, tem sido uma prioridade para o dia a dia dos nossos consultores. Apesar da distância vivida, nos últimos tempos, a proximidade dos clientes não ficou comprometida, levando-nos a pensar para além do negócio, ou seja, mais nas nossas pessoas e nos seus clientes. Desta forma, a tecnologia veio facilitar e aproximar as pessoas através do tratamento da informação e dos processos de forma mais eficaz e eficiente, tornando-nos assim na primeira marca a lançar um programa de compra e venda de casas 100% online, o Zome Now. Acreditamos que a tecnologia é um verdadeiro aliado da ligação entre as pessoas se usada de forma consciente e propositada.
Em que medida é que a Zome Pr1me pode inovar e impulsionar um novo conceito no mercado imobiliário?
A génese da Zome é a de proporcionar a melhor experiência imobiliária do mundo, tanto aos nossos consultores como aos nossos clientes e isso passará sem dúvida pela formação de grandes líderes e grandes empreendedores suportados por um acompanhamento e tecnologias sem paralelo. Ao fim de dois anos, a Zome possui, neste momento, todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento e impulsionamento pessoal e profissional de cada Consultor Imobiliário, mas, e como explicava, a nossa visão vai além do negócio e centra-se essencialmente nas pessoas e na proximidade com os clientes. O negócio imobiliário é um negócio de pessoas e de sonhos, e é neste campo que queremos evoluir, desmistificar os grandes estigmas criados à volta da profissão e, dessa forma, valorizar as pessoas que confiaram em nós para mudarmos as suas vidas e dos seus clientes.
É do conhecimento geral o quão difícil é reter talentos neste setor de mercado. Como define a vossa política de atração e retenção de talentos praticada pela empresa?
É sem dúvida uma realidade, a dificuldade de retenção e captação de talentos em qualquer setor de atividade. No nosso, o imobiliário, devido às várias objeções da profissão é apenas mais difícil. Estamos focados em mudar as vidas das pessoas que confiam em nós. Para além da aposta nas melhores ferramentas e tecnologia que suporta essa visão, temos ainda o melhor acompanhamento deste setor. A nossa equipa está preparada e formada para auxiliar todos os seus profissionais de forma constante e regular e, por conseguinte, preparar cada consultor para a construção do seu legado.
Contamos com um universo de mais de 250 colaboradores, e é nas pessoas que reside a nossa maior vantagem competitiva. Somos a empresa do setor mais produtiva e isso deve-se a um criterioso processo de recrutamento e seleção. Só fazem parte da família Zome Pr1me aqueles que estão cientes e vivem esse espírito. Logo no primeiro momento, e de forma a não gorar expectativas, transmitimos a nossa estratégia e posicionamento, ou seja, o foco na produtividade. Só assim podemos continuar a crescer, manter clientes satisfeitos e equipas estáveis e ansiosas por inovar.
O Mercado Imobiliário é estrutural para o País e nós somos um motor de desenvolvimento de talento neste setor, de forma a finalmente dignificar e valorizar esta profissão.
Já existem projetos para o futuro ou planos de expansão?
Como referi anteriormente, acabámos de anunciar a abertura de dois novos hubs, um em Alvalade e outro nas Amoreiras, bem como a mudança de instalações do Campo Pequeno para as Avenidas Novas. Os hubs das Amoreiras e Alvalade são, apesar da atual conjuntura económica, uma confirmação das expectativas de crescimento definidas para 2021. Vêm fortalecer a rede já existente – Abóboda, Avenidas Novas, Cascais e Restelo – assim como o número de colaboradores do Grupo Pr1me. Teremos algumas novidades brevemente, contudo estamos focados principalmente no desenvolvimento da produtividade das pessoas que estão connosco.