O mercado imobiliário no mês de março na Grécia

Centros logísticos, edifícios de escritórios “verdes” e hotéis parecem manter o apetite dos investidores pelo mercado grego.

Pode-se facilmente chegar a essa conclusão pelo fato de que, apesar das restrições à pandemia, ativos como os mencionados não permanecem no mercado por tempo suficiente (ou não permanecem). Março manteve o ritmo lento, mas constante, dos meses anteriores, mas os reguladores (o BoG) e especialistas do mercado dizem que o mercado grego de incumprimento deverá crescer num futuro muito próximo. Por outro lado, grandes projetos como Hellinikon e a transferência recentemente anunciada dos serviços de administração de 9 ministérios para fora do centro da cidade de Atenas, devem criar oportunidades e alterar o equilíbrio do mercado de Real Estate em Ática.

De acordo com o Banco da Grécia, o mercado imobiliário do país é resiliente e ainda um atrativo para investimentos, embora seletivos. Isso é apoiado pelos dados de qualidade sobre preços e atividade de construção. Os preços subiram e a construção aumentou, embora tenha havido uma desaceleração significativa. No entanto, com a perspetiva de um segundo semestre forte de 2021, o mercado está em grande parte com uma postura de esperar para ver, enquanto não perde oportunidades de investimentos, não só no setor residencial, mas também no imobiliário comercial.

Março, em particular, tem sido lento, com muito pouca atividade anunciada:

Logística:

Os centros logísticos são um ativo muito popular para os investidores. Em março, a Trastor REIC anunciou a aquisição de um centro logístico em Aspropyrgos, em Ática, por 6,9 ME. O preço de aquisição foi de 6,9 ME, o imóvel foi descrito como um novo centro logístico “estado de arte”.

Escritórios:

A Intercontinental International REIC anunciou a assinatura de um memorando de entendimento sobre a aquisição e arrendamento de um edifício de escritórios na Avenida Kifissias, Chalandri, Attica. A ICI REIC adquiriu o imóvel ao preço de 12,05 ME.

 

Ativos alternativos:

Por outro lado, a Motor Oil anunciou um acordo para a aquisição de um portfólio de 11 + 1 parques eólicos 220 + 20MW, bem como licenças para outros 650 MW, dando um passo decisivo para o seu objetivo de adquirir um portfólio de FER de mais de 300 MW. A empresa Teforto Holdings Ltd, do grupo Motor Oil, foi a investidora preferencial no leilão, anunciado pela Fortress. A oferta da Motor Oil estima o valor empresarial total dos parques em aproximadamente 425 milhões de euros.