O mercado parece favorecer destinos alternativos como Trieste, Bergamo, Bolonha, Cortina d’Ampezzo e Perugia em detrimento dos Quatro Grandes (Milão, Veneza, Florença e Roma). Marcas internacionais como a Radisson e a Falkensteiner chegaram recentemente a Cortina, enquanto Six Senses e Moxy abriram os seus hotéis na Úmbria e Pompeia.
Habitação
Em Turim, Prelios Sgr vendeu um edifício do século XVII, o Palazzo dei Cavalieri di Torino, a um investidor ainda não revelado. O ativo tem 4.155 m2 de superfície e faz parte do antigo complexo de Ospedale Mauriziano, perto de Porte Palatine. Será renovado e convertido em apartamentos, enquanto que o rés-do-chão acolherá espaços comerciais.
Entretanto, Aquileia Capital Services (Bain Capital Credit) está atualmente a trabalhar no projeto residencial Albòra na zona de Albaro, em Génova, para converter um antigo edifício de escritórios em oito apartamentos.
Aquileia Capital Services também investiu 10 milhões de euros na renovação de um antigo mosteiro e na implementação de 27 apartamentos de luxo em Génova, na zona do Quarto. A propriedade está rodeada por um parque privado de 10.000 m2 em frente à costa da Ligúria.
Escritórios
Em Turim, a Fonciere Lfpi Europa (FLE SA) adquiriu ao BNP Paribas REIM SGR um edifício protegido perto da Piazza Solferino. O edifício recentemente renovado cobre 11.000 m2 e inclui escritórios de vários inquilinos nacionais e internacionais.
Em Milão, Antirion celebrou um contrato de arrendamento com a Astellas Pharma para um espaço de escritórios com um total de 1.100 m2. A empresa ocupará o terceiro andar do complexo ED.G.E. – Edifici Garibaldi Executive, perto de Porta Garibaldi.
Bancos
Banca Carige transferiu para a Amco uma carteira de leasing no valor de 70 milhões de euros. A carteira inclui NPLs e UTPs, na sua maioria derivados do leasing imobiliário. A transacção é consistente com o processo de derisking do banco e resulta numa melhoria adicional do seu rácio NPE bruto e líquido, respectivamente 4,5% e 2,4%.
Hotéis
Vastint, também proprietária da Ikea, adquiriu um ativo nos arredores da estação ferroviária de Porta Susa em Turim para promover um hotel de sete andares de quatro estrelas sob a marca Marriott’s Tribute.
Logística
Kryalos adquiriu três centros logísticos localizados a 30 km de Milão com uma superfície total de 35.000 m2 e 95 docas de carga no total. Um ativo está em Tavazzano (Lodi), enquanto os outros dois estão em Siziano (Pavia). Os bens estão arrendados a 3PL e a operadores de serviços ambientais.
Entretanto, a CBRE Global Investors adquiriu um ativo logístico de Grau A em Anzola (Bolonha) cobrindo 36.246 m2. O ativo é totalmente arrendado aos supermercados Conad e à Unilog, que opera no sector da distribuição alimentar.
Finalmente, a Goodman está a desenvolver o Centro Logístico Pioltello, o novo centro logístico da Amazónia em Pioltello (Milão). O ativo cobre aproximadamente 8.000 metros quadrados e permitirá entregas a 2,5 milhões de casas em 30 minutos. A construção teve início em Fevereiro e estará concluída em Setembro.
Ativos Alternativos
A Epifarm celebrou um acordo vinculativo para vender o hospital privado Clinica S. Francesco em Verona à Garofalo Health Care Spa (GCH), uma empresa líder no sector da saúde privada italiana.
O Fundo EQT Real Estate II lançou uma empresa conjunta com a AR.CO. para investir até 300 milhões de euros em instalações de cuidados de saúde em Itália. O seu primeiro investimento consiste no desenvolvimento de cinco instalações na Lombardia e Emilia-Romagna para 1.010 camas no total. Os ativos serão concluídos até 2023 e arrendados a operadores de cuidados de saúde primários.