O mercado imobiliário no mês de maio em Espanha

A aquisição da carteira do Montepino, um dos negócios mais importantes do ano, foi concretizada em maio, bem como outras importantes transações no setor da hotelaria e build-to-rent.

A aquisição da carteira da Montepino pelo Bankinter, foi concluída em maio, esta foi a operação mais importante no sector da logística este ano, até ao momento. Além disso, algumas empresas imobiliárias de capital aberto apresentaram os seus resultados do primeiro trimestre do ano, enquanto grandes empresas emitiram uma série de títulos.

Empresas

A Neinor foi uma das empresas que apresentou os resultados do primeiro trimestre do ano. A incorporadora reportou um lucro líquido de 10,2 milhões de euros, mais 160% que no primeiro trimestre de 2020. A Neinor também foi escolhida, juntamente com a Cevasa, como parceira privada da Habitatge Metropolis Barcelona para construir 4.500 residências para arrendamento.

Por outro lado, a imobiliária Quabit Inmobiliaria foi retirada da bolsa em 25 de maio de 2021, após ser absorvida pela Neinor Homes em negócio anunciado em 11 de janeiro.

A Socimi Colonial reportou um lucro líquido atribuível de 21 milhões de euros nos primeiros três meses do ano. O valor representa uma queda de 33% em relação aos 32 milhões de euros auferidos no mesmo período em 2020. As receitas da empresa atingiram € 78 milhões, uma queda de 9%.

A empresa Metrovacesa inscreveu um programa de emissão de obrigações no Alternative Fixed Income Market (MARF) no valor total de 100 milhões de euros. A imobiliária usará os recursos arrecadados para financiar o desenvolvimento de projetos build-to-rent.

Poucos dias antes, a Aedas Homes emitiu um título verde de 315 milhões de euros com vencimento em cinco anos. A empresa chefiada por David Martínez pretende refinanciar a sua dívida atual que é de € 228,8 milhões e investir em projetos sustentáveis.

Em maio, foi realizada Assembleia Geral Ordinária do Distrito Castellana Norte. Na reunião, o BBVA, acionista maioritário, alterou o estatuto da empresa para lhe atribuir direito preferencial de compra em caso de alienação por acionista. O tribunal arbitral da Câmara de Comércio de Madrid concedeu as medidas cautelares solicitadas por Merlin e San José, anulando, por enquanto, a alteração estatutária feita pelo BBVA, acionista maioritário, para eliminar o direito dos acionistas minoritários de Rejeição inicial.

Os fundos Blackstone, Centerbridge, CVC e AnaCap encontram-se agora na segunda fase do concurso para a Tinsa, após terem apresentado propostas que variam entre os 600 e os 700 milhões de euros. Por outro lado, a espanhola adquiriu o controle acionário dos negócios costarriquenhos da avaliadora Valorinmueble.com Conecam (VICN).

O fundo de pensão sul-coreano Samsung Life fechou um acordo com a Savills Investment Management (IM) para investir US $ 1 bilhão no fundo. Sob o acordo, a Samsung Life concordou em comprar uma participação de 25% na empresa por £ 64 milhões (£ 63,75 milhões).

Para continuar a sua expansão, a gestora de ativos Hipoges Iberia adquiriu o capital social da Domus Residential Services, empresa especializada na gestão de projetos residenciais.

O grupo Pryconsa, propriedade da família Colomer, comprou 50% da start-up Rento, passando a ter 100% de domínio. O preço da transação não foi divulgado. A imobiliária recusou-se a descartar o convite de outros sócios para o projeto.

A empresa andaluza Inmobiliaria del Sur (Insur) adquiriu um terreno de mais de 15.00 m2 no município de Valdemoro, em Madrid. A imobiliária pretende desenvolver 72 moradias unifamiliares com áreas comuns no local, nas quais irá investir mais de 20 milhões de euros.

Residencial

Em maio, o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha revelou que o número de novas hipotecas residenciais aumentou 35,1% em março em relação ao mesmo mês de 2020, para 36.886 contratos.

A Vía Célere assinou um acordo com a imobiliária Cevasa, de capital aberto, para administrar 2.431 habitações para arrendar. O acordo implica que o número de entregas de ativos construídos para arrendamento será significativo a partir de 2023 e que os fogos estão a ser construídos em risco ao invés de optar pela fórmula chave na mão na tentativa de aumentar os seus retornos.

Por outro lado, o plenário da Câmara Municipal de Madrid aprovou o acordo de gestão para o desenvolvimento de Valdecarros. Mais de 51.600 moradias serão construídas neste novo bairro, das quais cerca de 54% terão algum tipo de proteção (28.410 unidades).

O Grupo Pryconsa já assinou vários contratos de desenvolvimento turnkey ou build-to-rent (BTR), que representam um portfólio de 700 habitações para entrega até 2024. As unidades estão localizadas em vários locais na área de Madrid.

A socimi Home Capital Rentals, controlada pelas famílias Polanco e Pérez Arauna, concluiu a aquisição de um edifício situado na Calle Villarroel 173 em Barcelona por 4,85 milhões de euros. A nova estrutura é composta por dez apartamentos e uma loja no rés-do-chão.

O gestor de investimentos alternativos Ares Management cancelou cinco projetos, totalizando cerca de 500 habitações para arrendamento que tinha planeado para a sua socimi. O desenvolvedor de três dos projetos não conseguiu obter financiamento bancário devido à pandemia e não pôde cumprir o seu compromisso. O promotor dos outros dois projetos, Aedas Homes, vendeu-os a um preço superior à Azora.

A Culmia, empresa imobiliária da Oaktree, continua empenhada no desenvolvimento urbano La Solana, que ligará Valdebebas a La Moraleja, no nordeste da capital. A empresa, uma das maiores proprietárias de terrenos da zona, vai investir 92,7 milhões de euros no desenvolvimento de vários projetos residenciais, não incluindo o valor despendido na aquisição do próprio terreno.

No mesmo mês, soube-se que a Acciona Inmobiliaria adquiriu um megaempreendimento residencial localizado em Terrassa (Catalunha). O terreno já foi a casa da antiga fábrica da AEG com 50.000 m2. A empresa já anunciou que construirá 785 residências e um shopping center no local.

Logística

Em maio, foi anunciado que os investimentos logísticos atingiram 164 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021. Do total, 60% correspondem a aquisições de terrenos para uso industrial. De acordo com a Colliers, as contratações durante os primeiros três meses do ano somaram 343 mil metros quadrados em Madrid e 241 mil metros quadrados em Barcelona.

O Bankinter Investment concluiu a aquisição da plataforma de ativos logísticos Montepino da CBRE Global Investors após a conquista da carteira em processo de licitação, conforme divulgado por Brainsre.news. O portefólio é composto por 22 ativos logísticos, com área bruta de construção de 865 mil metros quadrados. Também inclui 13 projetos em desenvolvimento, que devem ultrapassar 1,2 milhão de metros quadrados.

O family office Yadorwui, com sede em Madrid, adquiriu um terreno logístico de 55.000 metros quadrados localizado nas proximidades da área industrial de Pineda, em Sevilha. O terreno inclui cinco armazéns com 30.000 metros quadrados e faz parte do local onde a distribuidora de alimentos Supersol mantinha a sua plataforma logística.

O incorporador e operador logístico VPG adquiriu um terreno logístico de quase 30.000 metros quadrados de na Plataforma Logística de Zaragoza (PLAZA). O terreno está localizado perto de outros terrenos de propriedade da empresa, que adquiriu em 2018, quando o grupo iniciou as operações em Saragoça.

A GLP adquiriu um terreno de 24.500 metros quadrados em Santa Perpètua de la Mogoda (Barcelona). A empresa afirmou que construiria um armazém logístico com capacidade de armazenamento de 13.900 metros quadrados no local.

Durante o mesmo mês, o desenvolvedor de superfícies industriais e logísticas Panattoni finalizou a aquisição de um terreno em San Sebastian e Bilbao para desenvolver dois projetos last mile, que devem estar prontos em 2022. Irá construir um armazém de 9.000 m2 em San Sebastian e um armazém de 8.000 m2 em Bilbao.

Retalho

Na semana passada, a Mercadona concluiu a venda de um portefólio de 27 supermercados para o fundo israelense MDSR num acordo de venda e relocação. A empresa de Juan Roig faturou mais de 100 milhões de euros na transação, segundo fontes do setor.

O grupo de investimento latino-americano Onix comprou o centro comercial Madrid Sur à HRP, à aliança da Baupost, GreenOak Real Estate e à empresa espanhola Grupo Lar. Fontes da empresa confirmaram a venda para o Brainsre.news. O ativo tem uma superfície de 24.000 m2, é um centro comercial de bairro localizado no bairro de Vallecas de Madrid.

A imobiliária holandesa Ten Brinke vai investir mais de 25 milhões de euros na construção de um parque comercial de mais de 20.000 m2 no município de San Fernando, em Cádiz. Além disso, a empresa financiará as obras de desenvolvimento urbano e a subestação elétrica.

A empresa de investimento sueca Sagax pagou 50 milhões de euros pelo imóvel ocupado pela Ikea em Palma de Maiorca. A gigante da decoração e mobiliário doméstico tem um contrato de arrendamento de 25 anos, com direito a rescindi-lo em 2036 ou 2041. A Ikea paga 3,15 milhões de euros por ano pelo arrendamento.

O Bankinter investment comprou a propriedade localizada em 11 Puerta del Sol. O banco estruturou um veículo para os seus clientes de private banking que adquiriram esse ativo da Thor Equities e da Invesco. O imóvel tem 1.344 m2, distribuído por três pisos, e albergava a livraria El Corte Inglés.

Escritórios

O gestor de investimentos IBA Capital adquiriu a antiga sede da Isban, um edifício comercial localizado no município de Las Rozas, Madrid. A empresa comprou o ativo do family office Naropa Capital, propriedade da família Fernández Fermoselle. O edifício tem 10.578 m2 de área acima do solo e foi recentemente remodelado.

Um investidor privado adquiriu metade do décimo segundo andar do edifício Castellana 91 em Madrid. O edifício tem 609 m2 de escritórios no coração da principal zona empresarial da capital espanhola. A transação ascendeu a quase quatro milhões de euros.

O promotor local PromoImsa vendeu um edifício comercial no distrito 22 @ de Barcelona. O ativo está localizado na Pasaje Mas de Roda 6-14. Um family office catalão adquiriu o prédio de escritórios de 4.329 m2.

A Franklin Templeton adquiriu um complexo de escritórios de 9.900 m2 no distrito 22 @ de Barcelona, que foi alugado à Generalitat de Catalunya. O prédio está 80% ocupado pela Agência Catalã de Emprego (Servei Público d’Ocupació de Catalunya), que assumirá a ocupação total do imóvel a partir de outubro de 2021.

Também no distrito 22 @ de Barcelona, ​​a gestora de fundos de investimento Meridia Capital adquiriu um edifício de escritórios de Zurique através da sua subsidiária Meridia IV por 10,3 milhões de euros. O ativo tem uma área de 4.300 metros quadrados e a administradora investirá 3,5 milhões na reabilitação do prédio.

Entretanto, a Insur adquiriu o terreno localizado junto ao edifício Tabacalera em Málaga, onde irá construir um complexo de escritórios nobre denominado Ágora. Estes lotes foram adjudicados à empresa na sequência de um processo de concurso público, onde apresentou uma licitação de 8,8 milhões de euros pelo terreno.

Hotéis

Foi anunciado em maio que as dormidas em estabelecimentos hoteleiros diminuíram 70,6% nos primeiros quatro meses do ano face a igual período de 2020, de acordo com o INE.

As redes hoteleiras NH e Meliá anunciaram que vão alienar propriedades para arrecadar fundos de cerca de 400 milhões de euros, mitigando a devastação da pandemia. Para isso, as empresas vão colocar até 90 resorts no mercado.

Por sua vez, o grupo NH colocou à venda o NH Collection Eurobuilding em Madrid, um dos hotéis mais emblemáticos do grupo. Com a venda, a empresa espera faturar entre 150 e 200 milhões de euros. No entanto, mesmo que o grupo venda o hotel, continuará a operá-lo por meio de uma transação de venda e relocação.

A Socimi All Iron RE I adquiriu um novo imóvel em Barcelona por 15,4 milhões de euros. A empresa pretende transformar o edifício, que atualmente abriga o hotel 3 estrelas Gran Ronda, num complexo de 38 apartamentos com serviços.

O antigo Hotel Internacional em Puerto de la Cruz foi adquirido por uma empresa das Ilhas Canárias que pretendia remodelar totalmente a propriedade e convertê-la num complexo residencial. A propriedade será transformada em edifício com flats, coberturas e estúdios com estacionamento.

NPL’s

Muitos dos empréstimos bancários sob moratória correm o risco de se tornarem empréstimos inadimplentes (NPLs). No final de março, os bancos espanhóis Banco Santander, BBVA e CaixaBank somavam 9,336 bilhões de euros de créditos em moratória classificados como duvidosos. Segundo dados enviados ao Banco de Espanha, o valor é 3,711 bilhões a mais do que no final de 2020. Olhando as contas do primeiro trimestre do ano, observa-se um aumento nos últimos três meses do número de empréstimos sob moratória que as instituições financeiras classificaram como duvidosa (‘estágio 3’).